19/10/2020
Projeto Integrar
Dentre os desafios que têm sido trazidos pelos professores e professoras no preenchimento do formulário de escuta ou nas conversas pelo telefone, está a dificuldade com a utilização da memória do celular dos/ das estudantes ou de seus responsáveis, visto que o Whatsapp se tornou o principal instrumento de comunicação entre escola e famílias.
Por isso, separamos algumas dicas para limpeza do armazenamento nos celulares. Elas servem para todxs: vocês professoras e professores, estudantes que possuem celular próprio e também familiares que têm entregado os celulares para os alunos e alunas utilizarem nos estudos.
A intenção é que vocês possam usar as dicas no celular de vocês, mas também repassar para pais e alunos que têm encontrado dificuldade com o espaço de armazenamento nos celulares.
Por fim, listamos abaixo 3 dicas de como enviar conteúdo via Whatsapp para os seus alunos sem ocupar muito espaço no celular, a partir de experiências de projetos com educação a distância aqui na AIC:
1. Dar a opção do/da estudante baixar o vídeo no celular ou abrir através de um link:
Suponhamos que você fez um vídeo e quer enviar no grupo de estudantes. Você pode enviar direto pelo Whatsapp (o que ocupa espaço) ou pode subir esse vídeo no YouTube e disponibilizar o link (não ocupa espaço). Assim, o/a estudante pode acessar o vídeo utilizando apenas a internet sem gastar o espaço do celular. Ao fazer essa escolha, é preciso entender se o/a estudante tem acesso a internet de forma ampla, uma vez que alguns possuem pacote de dados limitado e/ou planos que só dão acesso a alguns aplicativos específicos, como o Whatsapp.
O contrário também pode acontecer: você encontrar um vídeo interessante no YouTube e indicar para o/a estudante. Você pode mandar o link para ele/ela (o que precisará de acesso à internet para visualizar), ou baixar o vídeo para que ele possa ver no Whatsapp. Para baixar um vídeo do Youtube, você pode utilizar ferramentas muito simples e gratuitas no seu próprio navegador. Em uma busca rápida no Google você encontra várias opções e listo algumas abaixo para conhecimento:
https://www.freemake.com/br/free_video_downloader/
https://www.flvto.biz/pt74/baixar-videos-youtube/
2. Enviar as imagens + texto ou áudio
Uma outra opção para substituir o vídeo, que costuma ser mais pesado, é enviar imagens (podem ser prints dos minutos principais do vídeo) mais a explicação via texto ou áudio.
Obs.: Na nossa experiência, os áudios fazem mais sucesso do que textos muito longos no Whatsapp, mas também ocupam mais espaço. Veja qual opção funciona melhor no seu contexto.
3. Usar a descrição do grupo para colocar os links da última aula
Essa estratégia é uma boa para que o/a estudante não fique perdido/a em meio as mensagens da conversa e possa acessar o link sempre que precisar.