17/07/2020
Projeto Integrar
A partir das conversas através dos telefonemas que tenho feito, e também a partir do que vocês me trazem no formulário de escuta dos professores sobre esse momento da educação da pandemia, um desafio muito recorrente é o das/dos profissionais de Educação Física de como estimular que os estudantes continuem aprendendo sobre os esportes e seu corpo em casa.
Nas minhas pesquisas para encontrar boas práticas pelo Brasil, encontrei essa conversa que achei muito pertinente em que são colocados os principais empasses da educação pública nessa etapa de ensino remoto, mas também soluções que as entrevistadas têm encontrado e as aprendizagens que têm tirado desse momento. Vale a pena assistir:
As entrevistadas são as irmãs Tarcila Idalgo e Tarcilene Idalgo, que atuam na rede pública no interior de São Paulo, e criaram uma página no Facebook para inspirar outros professores e hoje já possuem mais do 190 mil seguidores. Elas possuem também um canal no YoutTube para compartilhar ideias de atividades e, no contexto da pandemia, estão produzindo vários vídeos para atividades dentro de casa e com a família.
Vale a pena dar uma olhada e se inspirar.
Além disso, acreditamos que o conteúdo pode interessar não somente as/ os profissionais de educação física, mas também as professoras e os professores generalistas do Fundamental 1, que tem esse grande desafio de desenvolver nos alunos também suas habilidades de coordenação motora.
Muitas das atividades propostas por elas podem ser realizadas pelos estudantes sozinhos, sem precisar de ajuda de terceiros, mas também podem ser realizadas com outras pessoas e daí a oportunidade de convocar as famílias para entrarem também no jogo e se envolverem no processo de aprendizado dos estudantes.
Esperamos que essa indicação inspire vocês e, caso realizem alguma das atividades propostas pelas irmãs Idalgo, compartilha com a gente! (:
Se já tiver feito alguma atividade diferenciada com a sua turma nesse contexto de aprendizagem remota que acha que foi um sucesso, compartilhe com a gente também! Estamos curiosas para saber o que vocês têm feito.
Entrem em contato:
Laiene Souza
E-mail: laiene@aic.org.br
Telefone/Whatsapp: 38 9800 8605
Abraço e se cuidem!