20/11/2020
Projeto Integrar
Dois projetos paracatuenses foram aprovados no Arte do Quilombo, da Fundação Cultural Palmares. O edital é uma premiação para pessoas físicas, quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos que praticam alguma manifestação cultural e artística afro-brasileira. O resultado inicial foi divulgado nesta sexta-feira (20).
Irene dos Reis, presidente da Associação São Domingos, foi aprovada na categoria “Leitura, escrita e oralidade: Mitos, narrativas folclóricas e culinária tradicional” com o bolo zumbi, uma receita passada por sua família há anos.
Também do São Domingos, Cristina Coutrim, Griô da comunidade, foi aprovada na categoria Artesanato com as máscaras da Caretagem, ritual da folia negra que homenageia São João Batista.
A inscrição dos projetos foi realizada com o apoio da equipe do Programa Integrar Contra a Covid-19. A ação de suporte faz parte do Eixo Cultura do programa, que tem como foco articular diversos grupos e agentes culturais na cidade, bem como o poder público, buscando oportunidades para quem vive de arte, música, teatro, dança e outras manifestações culturais na cidade.
O resultado por ser acessado aqui.