10/07/2020
Projeto Integrar
No dia 4 de julho, o Mesa Brasil Sesc, banco de alimentos formado por uma rede de doadores (produtores, atacadistas, varejistas e outras empresas), com a articulação de Tatiane Torres, gerente da unidade Sesc Paracatu, entregou duas toneladas de alimentos para a comunidade São Domingos. Essa ação foi viabilizada como parte do conjunto de medidas lançadas pelo Governo de Minas Gerais no Projeto Arte Salva, no qual a comunidade São Domingos foi inscrita por meio da mediação da equipe do Eixo Cultura do Programa Integrar Contra a Covid-19: Força Tarefa.
Esta ação especial dentro do edital Arte Salva direciona doações do Mesa Brasil para entidades relacionadas à cultura do estado de Minas Gerais, tais como a São Domingos, comunidade remanescente de quilombo que guarda em suas tradições importantes produções artesanais, sobretudo da culinária local, como a farinha e a rapadura e quitutes como o bolo zumbi e o mané-pelado do quilombo.
Vários outros agentes também se mobilizaram em torno da doação. A Kinross foi acionada pelo Sesc Paracatu para viabilizar o transporte dos alimentos de Belo Horizonte para a cidade. Ao fazer contato com a transportadora Beira Rio Transporte, que presta serviços para a mineradora, a mesma cedeu o serviço de forma gratuita quando soube da natureza do serviço. E, assim, ampliou a rede de solidariedade fortalecida pelo Programa Integrar Contra a Covid-19.
Além disso, ao receber os alimentos, a comunidade São Domingos, representada por Irene dos Reis, Presidente da Associação Comunitária para o Desenvolvimento do Arraial São Domingos, ofereceu parte da doação para o banco de alimentos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social do município.
Essa decisão foi tomada tendo em vista que a quantidade doada pelo Mesa Brasil poderia ser compartilhada com outras famílias em situação de vulnerabilidade na cidade, em um gesto de cumplicidade solidária. Por sua vez, em retribuição, a Secretária Ana Amélia, responsável pelo banco de alimentos de Paracatu, contribuiu com a ação complementando os produtos distribuídos com outros itens alimentícios, para que cada família da comunidade São Domingos recebesse um kit de alimentos variados.