FORÇA-TAREFA

30/09/2020

Integrar exibe documentário em ação do “Conheça o São Domingos”

Projeto Integrar

O documentário “Comunidade Quilombola São Domingos – Memória dos Remanescentes”, produzido pelo Ponto de Cultura Negro Uai – Fundação Conscienciarte de Paracatu, será exibido na sexta-feira, 2 de outubro, às 23h30, na Rede Minas de televisão – canal 20.

Mais uma ação da campanha “Conheça o São Domingos” é realizada no âmbito do Programa Integrar Contra a Covid-18: Força-tarefa, eixo Cultura: a articulação da exibição do documentário “Comunidade Quilombola São Domingos – Memória dos Remanescentes” na Rede Minas, canal 20. O registro vai ao ar na próxima sexta-feira, 2 de outubro, às 23h30 no programa Faixa de Cinema.

Para Irene dos Reis, líder comunitária do São Domingos, a exibição do documentário na TV aberta (e também pela internet) representa o reconhecimento dos trabalhos feitos em São Domingos. “Vejo que isso traz uma nova visibilidade para tudo que a comunidade tem e tudo que ela faz”, pontua.

A expectativa de Irene é que a transmissão do documentário desperte o interesse por São Domingos. “A gente espera que tenha um bom retorno, porque na verdade, fazemos um investimento aqui, é um trabalho”, afirma.

Thiago Gomes, coordenador administrativo da Fundação Conscienciarte, destaca a relevância do documentário, feito a partir de entrevistas com os moradores da comunidade acerca das tradições, saberes e fazeres. “Para nós, é importante divulgar esse patrimônio imaterial e mostrar a cultura que Paracatu tem, principalmente nos quilombos”.

Para ele, a exibição na Rede Minas é uma forma de expandir o alcance do documentário, que, na época do lançamento, foi exibido apenas em espaços da cidade de Paracatu.

Sobre a Campanha “Conheça o São Domingos”

Lançada em 24 de junho pelo Coletivo Expressarte – por meio do projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil e com apoio das ações do Eixo Cultura do Programa Integrar Contra a Covid-19 – a campanha teve como objetivo incentivar a busca e a curiosidade das pessoas pela comunidade quilombola de São Domingos.

Dentre as ações, destacaram-se a distribuição de kits de peças gráficas – contendo postais, marca livros, cartazes – e quitutes produzidos pela Ouro da Roça (antiga fábrica de biscoitos do São Domingos) para influenciadores digitais, imprensa e parceiros.

Além disso, as peças foram disseminadas nas redes sociais do Coletivo Expressarte e de seus integrantes. Foram produzidos spots para veiculação em carros de som, releases para imprensa e articulação de entregas de 200 kits gráficos para a população de Paracatu por meio da parceria com o aplicativo Tô No Lucro.

O quilombo de São Domingos

O São Domingos é um quilombo situado em Paracatu, Minas Gerais e conta com mais de 200 anos de história. Em 2004, foi reconhecido pela Fundação Palmares como quilombo remanescente, onde as famílias seguem mantendo práticas tradicionais de outrora, transmitidas de geração em geração. Dentre elas, saberes ligados ao artesanato de máscaras de papel feitas para a festa de devoção de Santo Antônio, a Caretagem, chapéus de palha, cultivo de açafrão, engenho de cana e fabricação da rapadura e melado tradicional, além das quitandas como o bolo Zumbi e outras preparadas pela Ouro da Roça de São Domingos.

Para saber mais informações sobre o Patrimônio Cultural do quilombo, acesse a publicação “Cola em Paracatu”, disponível para download neste link.

Sobre o projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil

O Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil (RCPJ) foi executado em 2019/2020 pela Associação Imagem Comunitária (AIC) em parceria com a Kinross, patrocinadora da iniciativa via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto teve como principal objetivo formar jovens agentes mobilizadores de cultura na cidade de Paracatu. Ou seja, trouxe as e os jovens para o centro da ação de reflexão e intervenção na cultura da cidade, de maneira que elas e eles sejam protagonistas nos processos de fomento, renovação e movimentação cultural em Paracatu.

A trajetória formativa proposta dentro do projeto consistiu em duas etapas: 1. O mapeamento e sistematização de iniciativas e manifestações culturais paracatuenses em um guia cultural feito pelas mãos das e dos jovens; 2. A criação de uma agenda cultural para a cidade com a cara das juventudes locais, mas que, ao mesmo tempo, dialogue com as iniciativas mapeadas para o guia cultural.

Também dentro do projeto foi criado o coletivo juvenil Expressarte, que reúne jovens de 15 a 29 anos de diversas regiões da cidade, atuantes na mobilização e valorização cultural no município.

Serviço:
Exibição do documentário “Comunidade Quilombola São Domingos – Memória dos Remanescentes”
Quando: 02/10/2020
Onde: Rede Minas – Canal 20, ou pelo link: http://redeminas.tv/ao-vivo/
Horário: 23h30

Compartilhe!

Artigos relacionados

FORÇA-TAREFA

Já está no ar o 2º módulo do curso da OFMG

Projeto Integrar

28/09/2020

Ler mais
BOAS PRÁTICAS

Solidariedade: funcionários da kinross promovem campanha de doações

Programa Integrar

06/07/2020

Ler mais
FORÇA-TAREFA

Dia Nacional do Patrimônio Histórico: Kinross e Secretaria de Cultura tem ações

Projeto Integrar

17/08/2020

Ler mais

Apoie os produtores e iniciativas locais!

Inscreva-se na nossa lista de transmissão

Inscreva-se