23/11/2020
Projeto Integrar
O programa Integrar Contra a Covid-19, projeto da Kinross Brasil em parceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), promoveu, na tarde desta sexta-feira (20), a segunda edição do webnário “Saúde mental: Eu cuido! – Encontro para educadoras(es)”.
A ação foi idealizada para atender às demandas de professoras e professores da rede pública de Paracatu sobre questões de saúde mental no contexto escolar durante a pandemia.
Realizado como um desdobramento do primeiro encontro, que aconteceu em 30 de outubro, a segunda edição do webnário contou com a participação de mais de 75 professores e professoras da rede pública paracatuense.
Acompanhada por Analice dos Santos, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade Atentas, em Paracatu, o encontro foi pautado pelo compartilhamento de experiências, aprendizados, sentimentos, angústias, preocupações e medos vividos pelas professoras e professores no contexto de pandemia e ensino à distância.
Para encerrar o encontro, foi feito um sorteio entre as professoras. As vencedoras Anna Menezes, da EEAA Paracatu, Daniele Pires de Oliveir da E. E. Olindina Loureiro, e Maria de Lourdes de Jesus, da Escola Estadual Olindina Loureiro e E. M. Joaquim Adjuto Botelho, ganharam uma cesta de café do Matula Ateliê.
Os prêmios serão entregues nesta semana.
O webnário foi uma das ações da campanha de mobilização social “Saúde Mental: Eu Cuido”, lançada em setembro, e que englobou o levantamento de projetos e profissionais de saúde mental no território; divulgação de trabalhos e projetos na plataforma Integrar; criação do quadro semanal “Se Cuida!” no programa de rádio Integrar Educação contra a Covid-19, entre outros.
A campanha de saúde mental está inserida no contexto do Programa Integrar Contra a Covid-19: Força-tarefa, e surge em resposta às demandas detectadas durante o diagnóstico rápido, realizado na cidade de Paracatu para a implantação do programa. Nesse diagnóstico, a ansiedade, medo e depressão foram notadas como experiências recorrentes entre a população, consequências visíveis e crescentes da chegada da pandemia na cidade. Durante a escuta ampliada com professoras e professores, ficou ainda mais claro que esse é um dos públicos mais atingidos pelas questões relativas à saúde mental.