24/09/2020
Projeto Integrar
Para dar continuidade às ações de apoio à comunidade durante a pandemia do novo coronavírus, o “Programa Integrar Contra a Covid-19: Força Tarefa”, projeto da Kinross Brasil, expande suas ações e lança em Paracatu a campanha de mobilização social “Saúde Mental: Eu Cuido”.
A iniciativa promove, no próximo dia 28 de setembro, segunda-feira, uma live dedicada ao tema, com informações diversas a respeito do cuidado com a saúde mental.
O objetivo da campanha é reforçar a importância de se cuidar e preservar a saúde mental, combatendo estigmas e enfrentando o preconceito em relação a essa temática que, infelizmente, ainda é um tabu e que, muitas vezes, é tratada com descaso.
O projeto é parte do eixo Comunidade/Proteja-se, do “Programa Integrar Contra a Covid-19: Força Tarefa”, que reúne, também, outras campanhas e ações como a “Rede Solidária” e “Saúde e Cidadania: Proteja-se”.
A campanha de mobilização social “Saúde Mental: Eu Cuido” surgiu em resposta às demandas detectadas durante o diagnóstico rápido realizado na cidade de Paracatu para a implantação do “Programa Integrar Contra a Covid-19: Força-tarefa”. Nesse diagnóstico, foram ouvidas pessoas de diversos setores sociais de Paracatu, que relataram as questões relativas à ansiedade, medo e depressão como experiências recorrentes, consequências visíveis e crescentes da chegada da pandemia na cidade.
Sendo assim, desde o início de sua implementação, o Programa trouxe como ações preliminares da campanha de mobilização em prol da saúde mental:
1. Levantamento de iniciativas e profissionais de saúde que pudessem dar suporte às pessoas com queixas de problemas relacionados a questões psicológicas, agravados durante a pandemia;
2. Dilvulgação do trabalho de projetos e profissionais mapeados no site do Programa;
3. Por meio da escuta ampliada de professoras e professores, bem como dos demais atores com quem o Programa dialoga, nas diferentes frentes de ação, foram encaminhados os links com as indicações dos serviços e orientações sobre as possibilidades de busca de ajuda e atendimento psicossocial;
4. Criação do quadro semanal “Se Cuida!”, no programa de rádio Integrar Educação contra a Covid-19. No quadro, dois psicólogos dão dicas de saúde mental para o público, todas as quartas-feiras, às 14h nas rádios Alternativa FM – 97.3, Boa Vista FM 96.5, Única FM – 92.5 e Vitória FM – 87.9.
Além dessas ações, também estão previstas uma campanha de conscientização nas mídias sociais e uma live informativa sobre a temática.
A pandemia do novo coronavírus provocou uma crise na saúde pública que afeta a vida da população em vários níveis, sendo um deles a saúde mental. Como apontam alguns estudos, além do medo de contrair a doença, a COVID-19 tem causado sensações de insegurança e falta de perspectiva de um retorno à vida coletiva e até mesmo da rotina de uma vida individual, bem como incertezas em relação ao funcionamento diário da sociedade e às modificações nas relações interpessoais.
A exaustão de trabalho vivenciada por grande parte de população, principalmente pelos profissionais do sistema de saúde, é prejudicial ao bem estar, com impactos diretos na saúde mental. Além disso, o distanciamento social, que é o método mais eficaz de prevenção à COVID-19, também impacta consideravelmente a saúde mental das pessoas.
Diante deste cenário, o “Programa Integrar Contra a Covid-19: Força Tarefa”, colocou como uma das prioridades o debate e divulgação de informações a respeito do tema.
Em Paracatu, o Hospital Universitário da Universidade Atenas (HUNA) oferece atendimento psicológico gratuito como parte das atividades do curso de Graduação em Psicologia. Os atendimentos são realizados por estudantes do curso de Psicologia da Universidade Atenas.
Qualquer pessoa de qualquer idade pode entrar em contato com o Hospital e agendar uma consulta. O atendimento é totalmente gratuito, não sendo necessário o pagamento de qualquer taxa para acessar o atendimento. Os agendamentos são feitos pelo telefone 9 9905-5350. Mais informações podem ser acessadas pelo site do Hospital Universitário da UniAtenas e também via rede social @uniatenasoficial
Em nossa página “Saúde Mental”, você encontra uma lista com outras opções de atendimento remoto em todo o país. Há projetos de acesso gratuito, como o Psicovid, e também uma lista de psicólogas(os) que atendem de forma remota e com preços sociais.
Aqui na plataforma, você ainda terá acesso a informações sobre a necessidade do cuidado com a saúde mental. E, também, de posts de conscientização, para compartilhar em seus círculos de amizade e redes sociais.
Data: 28 de setembro de 2020, 17h
No Youtube da Kinross: www.youtube.com/channel/UCa-IbCm5bRgTnrgOZrWvadw
Temáticas a serem abordadas durante live: