08/07/2020
Projeto Integrar
Distribuição de cartilhas para as e os estudantes busca estimular o hábito de aprender sempre, mesmo longe da escola.
Desde o começo de julho, estudantes do 6° ao 9° ano de toda a rede pública de Paracatu vêm recebendo o Guia do Estudante Protagonista. Ao todo, 5089 cartilhas impressas foram entregues, seja pelas próprias escolas, junto com o Planos de Estudos Tutorados (PET) – ferramenta de estudo não presencial desenvolvido pela Secretaria de Estado de Minas Gerais -, seja pelos Correios.
A cartilha tem como objetivo oportunizar que essas/es estudantes possam seguir com suas trajetórias de aprendizagem, mesmo distantes da escola e, para isso, devem ser apoiados por toda a sociedade: famílias, comunidades, escolas, governos, instituições e empresas. A cartilha acompanha a programação do Integrar Educação contra Covid-19, programa de rádio que vai ao ar as segundas, quartas e sextas, as 14h, nas rádios Alternativa, Boa Vista, Única e Vitória.
O Guia é divido em três partes: A primeira é sobre a pandemia do novo coronavírus e seus impactos na rotina de aprendizagem, trazendo temas, discussões, informações e desafios que incentivam os estudantes a cuidar da saúde e a continuar aprendendo. O assunto principal da segunda parte é Projeto de Vida e traz informações e desafios para ajuda-los a organizar suas rotinas de estudos em casa, mas também incluindo os momentos de autocuidado, descanso e lazer. Na terceira e última parte, outras informações e desafios de aprendizagem reúnem mais temas e assuntos, como Ciência, Cultura Digital, Protagonismo Juvenil, Participação Cidadã, Ações Solidárias, Cultura, Memória e Patrimônio Cultural, entre outros, sempre acompanhados de desafios, estimulando os estudantes a aprender sempre.
No C.M.E Coraci Meireles de Oliveira, o Guia do Estudante Protagonista foi entregue às/aos estudantes no dia 10 de julho, junto com a segunda leva de PETs. “O Guia veio para potencializar as ações já realizadas pelas instituições de ensino do município, inclusive da nossa escola. Fortalecendo ainda mais o processo de aprendizagem dos nossos alunos nesse momento tão difícil a qual estamos vivendo. A nossa escola se orgulha de fazer parte das ações realizadas pela Kinross”, conta Laiza Rodrigues, diretora da instituição.
Beatriz Pereira é aluna da E.E. Olindina Loureiro e conta como foi receber o Guia em casa: “Foi bom. Eu achei estranho o dia que chegou, porque eu não estava esperando. Está ajudando a passar o tempo para ficar dentro de casa.” Beatriz não perdeu tempo e já começou a fazer os desafios do Guia, contato como foi a experiência. “Já fiz umas das tarefas: a das entrevistas e a que a gente listava o que a gente fazia antes da pandemia que agora não pode fazer mais. Mandei para a rádio a atividades das entrevistas e fui sorteada. Como prêmio, recebi uma cesta de quitutes. Recebi hoje no café-da-manhã. Foi maravilhoso!”, conta.
Boa parte dos esforços para possibilitar o ensino remoto se concentram na utilização das famosas TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação). Mas sabemos que elas não podem ser a única forma de proporcionar aos estudantes experiências de aprendizagem, principalmente se consideramos a realidade de acesso à internet e aparelhos digitais em nosso país. Informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), divulgada em fevereiro de 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 6,5 milhões[1] de mineiros acima de 10 anos não acessam a internet. E nessa discussão ainda entram outros fatores agravantes como: ter acesso à internet não necessariamente implica ter um computador em casa; uma grande parte dos celulares utilizados para acesso à internet utilizam planos de operadoras com pacote de dados limitados e/ou que disponibilizam apenas alguns aplicativos de redes sociais específicos (Whatsapp, Facebook, Instagram); muitas vezes, os aparelhos eletrônicos são compartilhados por famílias inteiras; há um baixo nível de letramento digital entre a população do país.
As redes de educação em Paracatu têm feito tudo o que está ao alcance para que nenhum/a estudante fique sem oportunidade de continuar aprendendo durante a pandemia, seja com envio dos PETs, atendimentos com professores via Conexão Escola (aplicativo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Minas Gerais) ou outros aplicativos alternativos, como o Whatsapp, e as aulas transmitidas pela TV no canal da Rede Minas. O programa de rádio Integrar Educação contra Covid-19 e o Guia do Estudante Protagonista vem para somar nesses esforços, trazendo mais essas ferramentas na busca para que os estudantes continuem aprendendo e construindo conhecimento durante a pandemia.