01/10/2020
Projeto Integrar
Nova imagem da associação foi produzida pela agência de Comunicação Solidária Integrar Contra a Covid-19
A GuiasTur apresentou aos seus parceiros, na quarta-feira (30), sua nova identidade visual. O trabalho foi produzido pela Agência de Comunicação Solidária Integrar Contra a Covid-19, iniciativa que faz parte das ações do programa Integrar Contra a Covid-19: Força-tarefa, desenvolvido pela Kinross Brasil Mineração em parceria com a Associação Imagem Comunitária (AIC).
A apresentação da nova identidade aconteceu através de um seminário online, que reuniu representantes da Guiastur, o designer Wellington Tadeu, responsável pela criação do novo material, parceiros e o secretário de Turismo e Cultura de Paracatu, Isac Arruda.
Ao longo do webnário, as conferencistas compartilharam informações sobre todo o processo de criação da nova identidade, sua história e os novos rumos da instituição, novos serviços oferecidos e as novas propostas de relacionamento com a cidade e com seus parceiros.
O suporte comunicacional dado pela ACS surgiu em um momento em que a GuiasTur passava por um processo de renovação, que teve início em 2019, com a troca do nome da instituição, antes chamada de ACONTUP – Associação dos Condutores de Turismo de Paracatu.
Com o novo nome, foi diagnosticada a necessidade de atualização da logomarca. O trabalho foi assumido pela Agência de Comunicação Solidária.
O projeto da nova imagem da GuiasTur teve como objetivo adequar a entidade à sua nova fase: mais moderna, jovem e adaptada às novas tecnologias. Mas, ainda sim, reforçando a experiência adquirida ao longo dos 10 anos de existência da instituição.
O designer Wellington Tadeu conta que a conceituação da nova logo teve como referência uma frase utilizada pela própria associação: “Lugar bom pra se viver é um lugar bom para se visitar, o seu destino nosso patrimônio”
“Como a frase era algo bem destacado, construí o conceito a partir dessa ideia de lugar. Por isso usei os pins, com uma referência também ao Google Maps, para mostrar que Paracatu é o destino”.
Ele explica, também, que as cores utilizadas representam conceitos chave para a instituição e, resgatam a própria história da entidade, já que são as cores que remetem à antiga logo da GuiasTur.
Para Helen Ulhôa, uma das representantes da associação, o lançamento da nova identidade visual foi uma boa oportunidade para divulgar e explicar todas as transformações pelas quais a instituição passou.
“Acreditamos que, a partir do momento em que a gente conseguir comunicar a razão das mudanças, haverá uma compreensão maior do papel que pretendemos desempenhar”, pontua.
A GuiasTur é uma associação de condutores de turismo do noroeste Minas Gerais. Atua há mais de dez anos na região, principalmente em Paracatu – polo de referência histórica e a única cidade do noroeste de Minas reconhecida como patrimônio histórico pelo Iphan. Suas principais frentes de atuação são a educação patrimonial e o turismo regional personalizado, focado no perfil pessoal do cliente.
A Agência de Comunicação Solidária faz parte das ações do Eixo de Geração de Trabalho e Renda do programa Integrar Contra a Covid-19: Força Tarefa. O papel dela é dar suporte a grupos e entidades de Paracatu, que fazem parte das redes do programa, através do atendimento de demandas comunicacionais, como a criação de logomarcas, e-flyers, entre outros.
Os trabalhos desenvolvidos pela agência sempre levam em conta as necessidades de cada grupo, sendo consonantes com a fase de formação e com o desenvolvimento deles. Assim, os produtos são variam de grupo para grupo. A partir de um diagnóstico das necessidades de cada grupo da rede, organizamos uma fila de prioridades, de acordo com urgência e complexidade de demandas, para melhor atender quem participa desta frente de ação.