25/11/2020
Projeto Integrar
As doações podem ser feitas através da plataforma Benfeitoria até o dia 18 de dezembro
Com o apoio do programa Integrar Contra a Covid-19, pequenos produtores de Paracatu, integrantes do COMSEA (Conselho de Segurança Alimentar), lançam a “Vaquinha Agricultura Familiar Viva”. Disponível na plataforma Benfeitoria, a campanha de financiamento coletivo tem como objetivo a arrecadação de doações em dinheiro que serão destinadas à compra de produtos alimentícios oriundos de produtores da Agricultura Familiar de Paracatu.
Além de auxiliar os produtores rurais paracatuenses, a campanha prevê a doação dos alimentos adquiridos ao Banco de Alimentos do Município. Assim, eles serão posteriormente distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade social e, também, a outros espaços que possam surgir como parceiros e que se disponham a destinar os alimentos para alguma ação social.
A ação faz parte da campanha de mobilização social Comércio Solidário, que reúne ações em diversas frentes, como geração de trabalho e renda, apoio a grupos culturais e pequenos produtores, suporte de comunicação entre outros. A ideia é diminuir os impactos da pandemia do novo coronavírus na economia de Paracatu a partir da valorização do mercado local.
Clique aqui e conheça as demais ações da Campanha Comércio Solidário
A crise de saúde causada pela pandemia do novo coronavírus impactou profundamente na economia. O cenário não é diferente para os agricultores familiares. Com os impactos das medidas de isolamento social – como o fechamento de restaurantes, lanchonetes, suspensão de contratos de compras, entre outros – as vendas dos produtores rurais paracatuenses diminuíram muito, em alguns casos, zeraram. Essa diminuição levou à perda de vários alimentos produzidos e que não tiveram escoamento. Além de afetar profundamente a própria sobrevivência das famílias, que perdem a sua principal fonte de renda.
Através da sua doação, você pode diminuir todos esses impactos, fortalecendo o trabalho desses produtores rurais, valorizando o mercado local e, ainda, impedindo que alimentos sejam perdidos.
Além de tudo isso, a compra desses produtos traz um impacto positivo em cadeia, já que contribui não só para a sobrevivência das famílias rurais, mas também para o desenvolvimento socioeconômico paracatuense, já que todos os alimentos serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Para fazer a sua doação é bem simples, basta acessar a plataforma Benfeitoria, neste link, escolher um valor e fazer sua doação.