23/09/2020
Projeto Integrar
Entre os dias 8 e 11 de setembro, dezenas de cartilhas com informações sobre violações de direitos e violências foram entregues pelo CRAS Novo Horizonte, em Paracatu.
Os materiais distribuídos são parte da campanha “Saúde e Cidadania: Proteja-se”, iniciativa do Programa Integrar Contra a Covid-19: Força Tarefa, da Kinross Brasil Mineração em parceria com a Associação Imagem Comunitária (AIC).
Psicóloga do CRAS Novo Horizonte, Larissa Dias explica que a entrega foi feita em conjunto com outras atividades desenvolvidas pelo centro. Em uma delas, as cartilhas foram incluídas em kits de verdura e cestas básicas entregues a famílias atendidas pelo CRAS.
Além disso, o material também ficou disponível para os usuários do centro durante as ações de setembro amarelo. “Foram atividades simples, pedimos para que eles escrevessem como estavam se sentindo em um cartaz, como uma forma de desabafo. E depois entregamos as cartilhas e fizemos algumas orientações quanto ao coronavírus”, explica a psicóloga.
Lançada no último dia 31, a campanha foi criada foi criada a partir do diagnóstico realizado na fase de pré-implantação do “Programa Integrar Contra a Covid-19: Força Tarefa”. A escuta apontou a preocupação das/dos entrevistadas/os com o potencial de crescimento dos índices de violência doméstica em Paracatu, uma vez que foi constatada uma tendência nacional de intensificação desse problema social em tempos de pandemia.
Assim, a campanha utiliza estratégias didáticas e voltadas para toda a população a fim de esclarecer as principais dúvidas e informações sobre a doença e apresentar as formas de prevenção adequadas.
Além da distribuição do material, a campanha também incluiu uma jornada formativa, com quatro seminários online sobre violação de direitos e com informações sobre a covid-19. A “Saúde e Cidadania: Eu Cuido” continua ativa nas redes sociais e também na cidade de Paracatu.
Você pode acessar todo conteúdo produzido pelo “Integrar Contra a Covid-19 Força Tarefa” clicando
.