29/10/2020
Projeto Integrar
O Artesanato da Cleide ganhou nova marca e e-flyers para divulgação de seus produtos. O trabalho foi desenvolvido pela Agência de Comunicação Solidária, iniciativa que faz parte das ações do programa Integrar Contra a Covid-19: Força-tarefa, desenvolvido pela Kinross Brasil Mineração em parceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC).
Responsável pela criação da identidade visual, o designer Wellington Tadeu explica que buscou incorporar um objeto muito usado em trabalhos artesanais. No caso da logomarca do Artesanato da Cleide, ele utilizou os botões.
Diante das dificuldades provocadas pela pandemia – principalmente o distanciamento social, que impactou no fechamento de vários lugares na cidade de Paracatu – a artesã Cleide foi uma das pequenas empreendedoras a receberem suporte do projeto Integrar Contra a Covid-19: Força-Tarefa. Sem poder vender seus produtos na Casa de Cultura da cidade, fechada durante a pandemia, a artesã relatou a dificuldade de comercialização e divulgação seus produtos.
Nesse cenário, surgiu o suporte da Agência de Comunicação Solidária. No processo, a atuação da ACS ajudou a artesã a criar não só a identidade visual, mas o próprio nome do negócio. “Foi um trabalho ótimo, gostei muito. Agora vou postar meus produtos nas redes sociais”, conta Cleide.
A Agência de Comunicação Solidária faz parte das ações do Eixo de Geração de Trabalho e Renda do programa Integrar Contra a Covid-19: Força Tarefa. O papel dela é dar suporte a grupos e entidades de Paracatu, que fazem parte das redes do programa, através do atendimento de demandas comunicacionais, como a criação de logomarcas, e-flyers, entre outros.
Os trabalhos desenvolvidos pela agência sempre levam em conta as necessidades de cada grupo, sendo consonantes com a fase de formação e com o desenvolvimento deles. Assim, os produtos variam de grupo para grupo.
A partir de um diagnóstico das necessidades de cada grupo da rede, é organizada uma fila de prioridades, de acordo com urgência e complexidade de demandas, para melhor atender quem participa desta frente de ação.