05/02/2021
Programa Integrar
A Fanfarra Maria Trindade, desenvolvida em parceria pela Escola Municipal Professora Maria Trindade Rodrigues e o Centro Comunitário Rural do Povoado da Lagoa de Santo Antônio, iniciará na próxima semana oficinas de ensaio da fanfarra e do coral de alunos. As atividades são gratuitas e ocorrerão semanalmente até o mês de março. Os encontros acontecerão na quadra da lagoa, local aberto, amplo e arejado, para que o distanciamento dos participantes seja respeitado, conforme medidas de segurança para prevenção ao contágio da covid-19. Outras precauções também serão observadas, como uso de álcool gel e máscaras, além do limite de 30 participantes por oficina.
Os interessados podem se inscrever pelo grupo de Whatsapp da comunidade, entrando em contato com o Presidente Amilton Gonçalves ou comparecendo na quadra no horário da oficina.
As oficinas são abertas a todos com idade acima de oito anos e os participantes devem ir aos encontros usando máscara.
Programação:
Oficinas de Fanfarra – Todas as quartas-feiras, de 16h às 18h
Vagas: 30
Oficinas de coral – Todas as segundas-feiras, de 8h às 9h40
Vagas: 30
Obs: A Oficina de Coral ocorrerá, excepcionalmente, duas vezes na primeira semana (no dia 08/02 e no dia 10/02), já que não serão realizadas atividades na semana do Carnaval.
Lei Aldir Blanc
A Fanfarra Maria Trindade foi um dos grupos contemplados pelo edital “Onde está a Cultura Paracatuense?”, uma das ações do Programa Emergencial de Fomento ao Setor Cultural promovido pela Lei Aldir Blanc no município. O edital buscou reconhecer coletivos relevantes para a cultura da cidade e que tiveram suas atividades comprometidas pelas medidas sanitárias. Portanto, as oficinas são parte das contrapartidas desenvolvidas pela Fanfarra no âmbito do edital.
A inscrição da proposta no edital recebeu suporte do da equipe do Programa Integrar Contra a Covid-19 por meio do Eixo Cultura do programa, que tem como foco articular diversos grupos e agentes culturais na cidade, bem como o poder público, buscando oportunidades para quem vive de arte, música, teatro, dança e outras manifestações culturais na cidade.
A Fanfarra Maria Trindade
A Fanfarra Maria Trindade é a fanfarra desenvolvida pela Escola Municipal Professora Maria Trindade Rodrigues em parceria com o Centro Comunitário Rural do Povoado da Lagoa de Santo Antônio como forma de inclusão dos alunos, bem como de desenvolvimento corporal, social e até mesmo, pedagógico. Por esse motivo tem uma importância social muito grande no povoado da Lagoa, propiciando momentos de vivência e inclusão dos jovens que vivem na zona rural.
Nesse sentido, a Fanfarra Maria Trindade ocupa um espaço importante na construção da história e da cultura da cidade, que dialoga constantemente com a realidade que representa, trazendo aspectos do campo, do ambiente rural, das raízes afrodescendentes e que, de alguma forma, narram a construção da cidade de Paracatu por meio de suas apresentações.