03/05/2022
Projeto Integrar
Para incrementar as vendas, as redes sociais para vendas online são ferramentas indispensáveis. Elas permitem alcançar um público muito maior do que o público presencial, inclusive considerando outras cidades para além da sua e facilitam a vida do comprador, que pode fazer tudo sem sair de casa. Você sabia que, além de servirem como perfil de divulgação nas redes, o WhatsApp, Instagram e o Facebook têm ferramentas específicas para realização de vendas online? Essas ferramentas facilitam o processo de compra tanto para o comprador quanto para o vendedor, além de criar uma imagem bem profissional para o público.
Quer aprender a construir sua loja nesses aplicativos? Então vem com a gente!
Antes de começar a criar o catálogo da sua loja no WhatsApp, você precisará ter uma conta do WhatsApp Business, uma versão do app destinado exclusivamente às empresas e vendas online. A conta do WhatsApp Business deve ser feita com um número de celular diferente do seu número pessoal, pois a conta é comercial. Se você usar o mesmo número, sua conta pessoal será convertida em uma conta comercial, então o ideal é deixar as coisas separadas. Para isso você pode usar um segundo celular ou um celular com dois chips, que te permita ter um segundo número de telefone.
Então vamos ao tutorial:
O Instagram e o Facebook dão opções mais avançadas para criação de loja virtual para venda online. Essa opção é vantajosa porque facilita a compra para os usuários, além de ter um aspecto muito profissional. No entanto, eles exigem que você tenha um site próprio e faça muitas verificações. Se você já tiver um site e quiser abrir a lojinha online nessas redes sociais, indicamos esse tutorial.
Para quem ainda não tem um site próprio, ter uma página nessas redes para divulgar os seus produtos, como em uma vitrine, e interagir com o seu público também é uma ótima ideia. Por isso, abaixo, damos algumas para melhorar o seu engajamento na rede.
Essas redes são como uma vitrine para sua loja, ou seja, ao passar por ele, as pessoas devem ser atiçadas, ficarem curiosas e com desejo de obter os produtos. Para isso, invista no visual, principalmente levando em consideração que as fotos são privilegiadas em vez do texto, portanto, quanto mais bonitas, mais vão chamar atenção. Se você tem algum tipo de produto artesanal, suas fotos não precisam se concentrar apenas no produto, mas podem também explorar o processo de produção da peça. Veja alguns exemplos:
Ver essa foto no Instagram
No entanto, não ache que os textos não são importantes. Muito pelo contrário, quanto melhor for a descrição da sua foto, mais você vai passar um aspecto profissional. Quando postar uma foto de um produto, faça uma descrição breve, não esconda o preço, e coloque informações importantes do produto, como material, tamanho, etc. E claro, seja criativo e converse com seu público, faça uma legenda leve e que convide à interação. E não esqueça de colocar algumas hashtags que tenham a ver com aquele produto.
Ver essa foto no Instagram
Quanto mais seguidores você tiver, maior a chance de alguns deles se interessarem pelo seu produto e se tornarem clientes. Mas não se engane, número não é tudo, pois não adianta nada ter seguidores que não tem nada a ver com aquele público. Por isso, nunca compre seguidores! Vá aumentando seu público naturalmente, com estratégias de divulgação: peça aos amigos e familiares para seguires e divulgarem, siga pessoas do seu entorno e também aquelas que aparecem como sugestão do próprio aplicativo e peça aos seus clientes presenciais que também curtam a página e divulguem entre seus conhecidos. Outra forma bacana de conseguir mais seguidores é realizar sorteios nos quais um dos requisitos para participar é ser seguidor da página. O sorteio é uma boa porque geralmente as pessoas que participam se interessam pelos produtos.
Os stories são um recurso muito bom para mostrar o seu produto além da foto. Como são pequenos vídeos, dá pra mostrar o produto sendo utilizado na vida real. Se você vende roupas, por exemplo, dá pra fazer aquele 360º com um modelo. Se forem produtos funcionais, dá pra mostrar como funciona. Além disso, os stories são um bom lugar pra criar engajamento, repostando os clientes que marcarem seu Insta.
A interação é um ponto importante de quem quer vender pelas redes. Você precisa ser ágil e manter um bom relacionamento com seguidores, que são possíveis clientes. Por isso, fique atento aos comentários, porque podem rolar dúvidas por lá. E tenha em mente que a caixa de comentários é pública, então atenção à linguagem, dê respostas curtas, educadas e informativas.
Uma boa vantagem de utilizar essas redes como meio de negócios é que você pode anunciar seu produto para públicos específicos e bem delimitados. Os anúncios que aparecem pra nós parecem nos conhecer, certo? É a garantia de que os anúncios dos seus produtos também vão aparecer para quem tem mais possibilidade de se interessar por eles. Para fazer esse tipo de anúncio, você vai precisar de uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook e então pode seguir esse tutorial para fazer seu primeiro anúncio.
Se você quer crescer seu público e aumentar suas vendas online, um outro tipo de anúncio é a parceria com influenciadores digitais. E não precisa pensar só naquela mega influencer com milhões de seguidores, às vezes tem uma pessoa no seu bairro que tem um trabalho legal no Instagram e um pouco mais de seguidores e essa parceria pode ser bem útil. O combinado vai depender do tamanho do influenciador, mas você pode tanto pagar dinheiro para que ele faça propaganda quanto negociar uma permuta, na qual o influenciador fica com seu produto, mas em troca fala sobre ele na rede.
As vendas online pelas redes sociais podem alavancar o seu negócio, especialmente se você tiver um produto que pode ter público fora da sua cidade. Então aproveite essas dicas para melhorar sua presença nas redes e com isso conquistar mais pessoas que confiam no seu trabalho!