FAÇA VOCÊ MESMO(A)

20/06/2022

Como fazer e manter atualizado seu currículo cultural

Para um artista, é muito importante manter um currículo atualizado. Isso porque você vai precisar dele para se inscrever em projetos, oficinas, seleções de emprego e outras coisas. Se você for inscrever um projeto em um edital, público ou privado, é bem possível que parte da inscrição seja seu currículo. Hoje vamos dar algumas dicas de como construir um currículo completo e bem feito, vem com a gente!

1. Escreva todos seus feitos

Para ter um currículo bem feito, não precisamos colocar toda e qualquer coisinha que já fizemos na vida. Mas é bom ter uma lista de tudo que seja relevante para que seja possível selecionar aquelas que representam seus conhecimentos e suas habilidades. Isso engloba não só trabalhos especificamente, mas também oficinas, cursos, apresentações, participações em exposições, mostras, etc.

2. Mantenha registros

Um bom currículo pode ser comprovado. Isso significa que se você diz que fez uma coisa, ou participou de algum evento, é importante que sua participação possa ser comprovada através de registros. Vale tudo que tiver seu nome ou sua imagem: um flyer daquele evento, posts nas redes sociais na época do evento, matérias de jornais, convites, qualquer peça gráfica que contenha seu nome. Os registros vão dar um peso maior ao seus relatos e te ajudar a conseguir mais oportunidades!

3. Guarde certificados

A maioria dos cursos, oficinas, etc. já oferece certificados de conclusão se você cumprir uma carga mínima. É muito importante que você guarde esses certificados e tenha cópias digitalizadas deles para comprovar as participações em eventos de capacitação. Caso você faça um curso e ele não tenha o certificado, entre em contato com a organização e peça que eles façam um documento comprovando a participação.

4. Atualize

Não se esqueça de voltar sempre ao seu currículo e ver se algo pode ser atualizado. Não somente os tópicos de atuação, mas também as informações básicas como telefone, email e endereço. Se você conseguir ir acrescentando os eventos a medida que eles forem acontecendo, corre menos risco de se esquecer de algo importante ou de não ter detalhes o suficiente sobre o acontecimento.

5. Personalize

Lembra que no início dissemos que é importante ter a lista completa das coisas que você fez? Não quer dizer que toda vez que você for mandar seu currículo, todas essas coisas precisam aparecer. É legal você pensar no que pode ser destaque especificamente para aquele projeto. Pensando nas pessoas que vão ler seu currículo, se as coisas realmente importantes estiverem perdidas no meio de uma lista imensa de coisas, pode ser que esses fatos não chamem tanta atenção. Então, quando for escrever um projeto ou mandar seu currículo para uma iniciativa específica, é bom dar uma olhada no que pode ser cortado e o que você quer que salte aos olhos das pessoas que estão selecionando. Além disso, faça uma boa carta de intenção destacando os feitos relacionados ao objetivo daquele projeto.

Muita gente acha que ter um currículo bom é um bicho de sete cabeças, mas você vai ver que vale a pena gastar um pouco de tempo com isso, porque os benefícios são muitos! Esperamos que essas dicas te ajudem a conseguir novos projetos!

 

 

 

Compartilhe!

Artigos relacionados

Projeto Integrar Banco digital
FAÇA VOCÊ MESMO(A)

Bancos digitais: como sua associação pode se beneficiar do seu uso

12/04/2022

Ler mais
BOAS PRÁTICAS

Isso é mesmo para jogar fora?

18/05/2022

Ler mais
comunidade
TUTORIAIS PARA PROFESSORAS(ES)

Relação entre família e escola: a educação como missão conjunta

Plataforma Integrar

12/09/2022

Ler mais

Apoie os produtores e iniciativas locais!

Inscreva-se na nossa lista de transmissão

Inscreva-se