26/02/2021
Programa Integrar
O Programa Integrar Contra a Covid-19: Força-tarefa apresenta os editais na área de educação desta sexta-feira neste post. Essa ação faz parte do suporte a grupos, entidades e coletivos da cidade.Toda semana, compartilhamos opções de editais de patrocínio disponíveis para áreas de cultura, educação, esportes, projetos ambientais e de geração de renda e trabalho.
Hoje, selecionamos editais na área de educação para organizações e projetos voltados à educação e cidadania. Confira:
Até o dia 05 de março de 2021, instituições com projetos em educação e cidadania poderão se inscrever no edital do Instituto AIPI para projetos de Educação com Cidadania. As selecionadas receberão até R$30 mil para implementação e execução de projetos. As proposta devem ter um cronograma de 8 meses e ter ações que estimulem o exercício da cidadania e promoção do protagonismo.
A seleção é de abrangência nacional e acontecerá em cinco etapas:
Deixamos disponíveis aqui o edital completo, o formulário de inscrição e a planilha orçamentária exigida pelo instituto.
Edital-_Instituto-AIPI-_IDIS_-VF2-010221
Formulário-de-Inscrição_-Edital-Instituto-AIPI_I-DIS_-VF-010221
Fonte: www.institutoaipi.com.br
O conjunto de editais na área de educação da Arco Editores visa o suporte para produção de livros em diferentes temáticas na área de educação. O valor disponível para autores é de R$75 mil por autor para realização de cada publicação. As datas limites para inscrição variam entre início de março, fim de março e início de abril.
“Esta obra busca reunir discussões sobre o impacto das políticas públicas educacionais da última década na organização curricular, percorrendo desde a educação básica até a educação superior. Pensar sobre o currículo que sustenta e orienta a formação dos diversos níveis de ensino também é pensar sobre as políticas que os instituem. Nesse sentido, o objetivo deste livro é compartilhar percepções a respeito das políticas públicas educacionais propostas na última década e seu impacto na organização curricular em todas as áreas e etapas da educação desde a Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação Profissional e Tecnológica e Ensino Superior, tanto presencial e/ou a distância abrangendo também as diferentes modalidades: Educação Especial, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação de Jovens e Adultos”.
“O ensino é um dos campos mais profícuos de estudo, prática e desenvolvimento de reflexões da Geografia no âmbito escolar. Propor inovações e aperfeiçoamentos relacionados à prática pedagógica é uma das prerrogativas de desenvolvimento dos diferentes componentes curriculares e áreas do conhecimento em dialogia com as Ciências da Educação. Nesse sentido, as metodologias ativas possuem protagonismo na atualidade por representarem um dos mais ricos e desafiadores arranjos de proposições em relação à didática e levar tais debates ao cerne dos saberes e fazeres geográficos na escola é o objetivo principal desse livro, buscando apresentar diferentes estudos teóricos, empíricos, metodológicos e experiências que envolvam as metodologias ativas no âmbito do ensino de Geografia”.
“A obra a ser construída tem por finalidade abarcar temáticas variadas dentro do ofício da pesquisa histórica contemplando múltiplas formas do fazer histórico com relações interdisciplinares e multidisciplinares, almejando inúmeras abordagens que possam surgir na pesquisa das humanidades, linguagens e artes, com alianças nas áreas de: Sociologia, Filosofia, Antropologia, Geografia, Letras, Educação, Linguística, Direito e Artes, que utilizem processos e instrumentos científicos, tais como: pesquisas que se voltem para a história política, ou nova história política (ação do Estado, ideologias políticas, partidos políticos, subjetividades no âmbito do político, movimentos sociais, etc), a história cultural ou nova história cultural (literatura, teatro, música, cinema e jornalismo, etc), história econômica e história social (cidade, família, biografias, instituições sociais, etc). Pesquisas no âmbito do ensino de História ou das disciplinas acima citadas, temáticas indígenas, a imagem como fonte história, cultura popular, história oral, problemáticas que margeiam o Direito e sua relação com o social-cultural e político. Historiografia e problemáticas teóricas no ofício do historiador. Abrangendo por conseguinte, contextos históricos variados (Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea), estudos internacionais e de abrangência nacional”
“Reconhecendo que o avanço das tecnologias digitais implicou em transformações significativas nas formas de comunicação e disseminação das informações, o papel docente e as práticas pedagógicas estão cada vez mais no cerne das discussões que contemplam ações educacionais inovadoras para atendimento das atuais demandas. Sendo assim, busca-se reunir discussões, experiências e pesquisas acerca das tecnologias no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, bem como suas implicações para a formação docente. Áreas contempladas: Ensino, Tecnologias, Metodologias Ativas, Formação de Professores, Práticas com uso de Tecnologias na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior”.
“As diferentes reflexões que permeiam a Educação Especial, assim como o caleidoscópio, permitem diversas combinações e pontos de vista sobre múltiplos aspectos que estão associados a essa área. A obra está aberta a contribuições de estudantes, professores e/ou pesquisadores da área da educação ou áreas afins. Os textos devem contemplar aspectos da transversalidade da Educação Especial podendo apresentar reflexões sobre os seguintes temas: políticas educacionais, práticas pedagógicas, questões de acessibilidades, público da Educação Especial e reflexões sobre diferentes perspectivas teóricas. A amplitude da obra busca contribuir em um momento que urge a discussão em relação ao papel da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva”.
“Este E-book torna-se importante espaço de estudo, reflexão, critica, socialização de pesquisas e experiências teóricas e/ou práticas sobre Educação do Campo. É um território imaterial de resistência, o qual tem por objetivo mobilizar e articular os debates sobre o conceito central dessa obra.
Convidamos todas as mulheres e homens do campo. Instituições de ensino superior, grupos de pesquisas, Escolas Públicas, representantes dos movimentos socioterritoriais – MST, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Representantes e integrantes das Escolas do Campo e todas e todos que tiverem interesse em contribuir com esse debate, construindo coletivamente esse livro”.
“Durante as últimas décadas destacam-se a nível social histórico as lutas pela equidade de gênero, étnico-racial e respeito à diversidade, porém, ainda existe o predomínio de atitudes sociais discriminatórias. No qual os espaços de educação, formais e não formais, carregam a discussão dos temas por meio das vivências dos sujeitos que o compõem. Refletindo valores e culturas quando se pensa nos temas de gênero e diversidade. Desse modo, essa obra busca reunir trabalhos que reflitam e contextualizem temas de gênero, diversidade sexual, igualdade de gênero, feminismos, interseccionalidade, discussões étnico raciais, violência de gênero, feminicídio, sexualidade, saúde da população LGBTQI+, saúde da mulher, mulheres nas ciências, homofobia. Pensando que esses temas perpassam espaços de construção de saberes e conhecimento por meio da experiência de vida de cada pessoa, sendo um processo de educação”.
Fonte: www.arcoeditores.com