10/03/2022
A falta de absorventes para pessoas é um problema que afeta uma grande parte das pessoas que menstruam no mundo inteiro. A dificuldade em acessar produtos básicos de higiene na menstruação é chamada de pobreza menstrual. Aqui no Brasil, estima-se que 25% das adolescentes não têm acesso à absorventes. 28% já deixaram de ir às aulas por falta de absorventes durante o período menstrual.
Também podemos usar o termo “dignidade menstrual”, que é significa ter acesso aos produtos de higiene ligados à menstruação como um direito. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a pobreza menstrual é reconhecida como um problema de saúde pública. Populações em vulnerabilidade social, moradores de rua, população carcerária são as que mais sofrem com essa questão.
Confira aqui uma lista de filmes e livros que abordam o assunto. Um deles, ‘Absorvendo o Tabu’, um curta de 26 minutos, ganhou o Oscar de Melhor Documentário curta em 2019. O filme conta a história de um grupo de mulheres indianas que se juntam para produzir absorventes de baixo custo.
A Câmara Municipal de Paracatu está promovendo a campanha “Câmara por Elas” para arrecadação de absorventes. Os itens serão doados para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social. A campanha ocorre durante todo o mês de março, considerado mês da mulher e receberá as doações na sede da Câmara.