BOAS PRÁTICAS

25/07/2022

Gerência de recursos: como investir na instituição?

Um problema muito comum nas pequenas e médias instituições sem fins lucrativos no Brasil é a falta de recursos para manutenção. Muitas vezes as instituições tem projetos financiados por leis de incentivo e não conseguem cobrir os custos do dia-a-dia no escopo desses projetos. A falta de uma gerência de recursos e um caixa próprio acaba gerando problemas quando pensamos em gastos gerais de manutenção ou até quando um projeto acaba e a instituição não sabe se vai conseguir se manter. Pensando nisso, reunimos dicas sobre como levantar recursos que são revertidos na própria organização. Vem com a gente!

Sem fins lucrativos?

Uma dúvida muito comum é: como eu vou levantar recursos se a instituição é sem fins lucrativos? Mas imaginar que a ONG não pode ter dinheiro em caixa porque é sem fins lucrativos é um erro que pode levar muitas instituições a serem não sustentáveis financeiramente. Vamos ver o que a lei diz sobre a constituição de uma organização da sociedade civil (OSC):

Entidade privada sem fins lucrativos, desde que:

  • Não distribua entre os seus sócios ou associados, conselheiros, diretores, empregados, doadores ou terceiros eventuais resultados, sobras, excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, isenções de qualquer natureza, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades.
  • Aplique esses recursos integralmente na consecução do respectivo objeto social, de forma imediata ou por meio da constituição de fundo patrimonial ou fundo de reserva.

Portanto, o que define uma organização sem fins lucrativos é que ela não distribua os lucros do trabalho entre os sócios, e sim que invista esse lucro na própria instituição. É extremamente importante que a instituição consiga arrecadar recursos para poder fazer o trabalho que ela se dispõe a fazer para a sociedade. E retribuir financeiramente seus empregados, manter os espaços, tudo isso faz parte desse investimento. Vamos ver algumas formas de captar esse recursos além dos projetos incentivados?

Incentive doações

As doações são uma fonte importante de renda das instituições brasileiras. E incentivar que as pessoas que acreditam no propósito da instituição doem é um trabalho que deve ser feito continuamente, o ano inteiro. Receber doações dá legitimidade a ONG, pois ela está sendo financiada por um grupo de pessoas que se sente representado por aquela causa. Além disso, obriga a instituição a dar satisfações à sociedade sobre o destino dos recursos.

Para conseguir receber doações de forma consistente, invista em uma boa campanha que explique direitinho quais as funções da instituição e como esse recursos será gasto. Quanto mais transparente as campanhas de arrecadação forem, mais colaboradores sua instituição vai conseguir reunir.

Alugue o espaço

Se a sua instituição tem um bom espaço, uma sede própria por exemplo, é interessante ver se esse espaço ou um pedaço dele pode ser cedido para outras ações. Se há um salão de festas, um quintal ou uma quadra de esportes, é possível alugar para eventos esporadicamente? Será que outras instituições também precisam de um espaço assim para a realização de uma ação pontual? O aluguel dos espaços pode ser uma boa forma de arrecadar recursos para a instituição que serão destinados à manutenção. Lembre-se que para alugar um espaço, ele deve estar limpo, os banheiros precisam estar funcionando e equipados, ou seja, o próprio espaço vai precisar de manutenção para que seja possível manter a ideia do aluguel a longo prazo.

Faça eventos beneficentes

Fazer eventos é uma ótima forma de conseguir arrecadar recursos para a instituição. E são tantas as oportunidades! Festas em datas comemorativas (São João, Natal, Dia das mães, etc.), bazares, feirinhas de comida, mostras de artesanato… Para montar um evento assim, basta criatividade e o espaço. Você pode arrecadar roupas pelo bairro e depois fazer um brechó, ou então pode ser um esquema colaborativo no qual as pessoas trazem coisas para doação e a instituição vende a comida. São muitas opções, e o importante é ter em mente o objetivo da arrecadação de recursos, portanto, tudo que for gasto pela instituição na montagem do evento precisa estar contabilizado na ponta do lápis, e depois é preciso fazer as contas para ver quanto se arrecadou.

Venda produtos

Com a internet se tornou muito mais fácil vender para gente do país todo. A instituição pode manter uma lojinha online onde é possível encontrar produtos relacionados à causa. Camisetas, canecas, bandeiras, livros, artesanatos feitos pelos associados, itens advindos de doação… Vender produtos com a cara da instituição, além de ajudar a arrecadar recursos ainda tem uma vantagem de publicidade, que é a de colocar as pessoas para usar a causa estampada no peito, vestindo a camiseta da instituição, ou estampas que tenham a ver com o objetivo.

Prestação de serviços

Ao longo do tempo atuando naquela causa, sua instituição desenvolveu habilidades e conhecimentos específicos sobre o assunto? Se sim, há a possibilidade de oferecer consultorias às empresas ou outras instituições, cursos para cidadãos, ou até mesmo a prestação de um serviço específico que vocês são especialistas. As consultorias hoje são muito requisitadas em grandes empresas, e quem está na área há mais tempo tem mais autoridade para falar do assunto. Aproveite essas oportunidades e cobre por um serviço bem feito!

São muitas as possibilidades para levantar recursos para fazer o caixa da instituição! Com uma boa organização e gerência desses recursos, sua instituição vai receber investimento para poder divulgar as causas de forma cada vez melhor!

Compartilhe!

Artigos relacionados

ACOMPANHE

Cultura em rede: Plataforma Integrar promove papo sobre movimentos culturais

28/04/2022

Ler mais
acs caretagem site
FORÇA-TAREFA

ACS: Caretagem ganha novo logo

27/06/2022

Ler mais
FORÇA-TAREFA

No aniversário de Paracatu, Integrar fala sobre Turismo e Sustentabilidade

19/10/2020

Ler mais

Apoie os produtores e iniciativas locais!

Inscreva-se na nossa lista de transmissão

Inscreva-se