BOAS PRÁTICASDESTAQUE

20/04/2022

Comprar local: porque essa prática é tão importante nos dias de hoje

Sabia que o pequeno comércio é responsável por mais da metade dos empregos formais no Brasil? Isso significa que os pequenos comerciantes são o combustível da economia do país. Entre os impactos da pandemia, está uma crise econômica gritante. E em momentos de grande crise, é importante manter a solidariedade em alta e cuidarmos uns dos outros. O que você tem feito para o desenvolvimento da sua cidade nessa retomada? Já parou para pensar o que representa a sua presença na sociedade? Qual o impacto das suas escolhas?

Entre as várias formas de ajudar, está uma muito simples: comprar do local!

Mas como assim comprar local?

Primeiro, vamos estabelecer o que significa “comprar local”. Comprar local é comprar de pequenos comerciantes que estejam fisicamente perto de você. Ou seja, nada de grandes corporações e nada de lugares com grande deslocamento. Começar comprando de comerciantes do seu próprio bairro é uma boa ideia, pois na maioria das vezes não é necessário pegar nenhum meio de transporte, e as empresas são de pequenos empreendedores.

Quando você escolhe os empreendimentos do seu bairro, o dinheiro que você gasta naquela compra permanece na região. Ou seja, estimula a geração de empregos, estimula a economia local e ainda reduz a emissão de carbono causada pelos veículos à combustível.

Consumo consciente

O comprar local também está ligada a uma outra prática, o consumo consciente. Esse é o ato de pensar se o que você vai comprar é realmente necessário, e não se deixar levar por impulsos, além de escolher melhor suas compras. As duas coisas andam muito juntas, pois o consumo consciente também favorece o pequeno empreendimento, quando preferimos injetar dinheiro na nossa economia local em vez de em grandes empresas que já têm grandes capitais.

A prática também ajuda na preservação do meio ambiente, já que fazendo escolhas melhores, reduzimos o lixo gerado a partir dessas compras. Essas escolhas incluem pensar de onde vem a matéria-prima, o tempo de duração daquele item, o grau de necessidade, se a mão de obra está sendo remunerada de forma justa, as condições de trabalho, o impacto no meio ambiente e muito mais.

O barato que sai caro

Quando falamos em comprar localmente, muita gente acaba usando o argumento de que comprar do pequeno produtor é mais caro. É verdade que o preço final de um item pode sim ser mais caro, mas se você pensar em tudo que está embutido nesse preço, vai ver que as vezes a diferença de preço não compensa.

Vamos a um exemplo simples: se você está acostumado a comprar roupas nos shoppings, em grandes lojas de departamento, sabe que as peças podem ter preços bem mais baixos que as de uma costureira que faz sob medida, ou até que pequenas lojas de roupa. Mas você já pensou que embutido na sua ida ao shopping também tem o gasto do deslocamento? E sobre a qualidade da peça, será que essa roupa comprada em uma grande loja vai durar o mesmo tempo de uma feita à mão? Ou vai estragar rápido e logo você terá que gastar de novo para repor? E pensando na cadeia de produção, será que essa peça do shopping foi feita com mão de obra justa e todos os envolvidos foram devidamente recompensados? Todas essas perguntas fazem parte do pensamento do consumidor consciente. Saber respondê-las pode provar que, na verdade, a diferença de preço de um item local e um item de uma grande empresa não é tão grande assim.

Pensando em tudo isso, podemos compreender como comprar de quem conhecemos, que está perto de nós e faz parte de nossa comunidade é importante para ajudar o crescimento econômico da nossa região e gerar melhor qualidade de vida para todos.

Conheça as iniciativas locais de Paracatu e compartilhe essa ideia!

Referências

Comprar do comerciante do seu bairro é um grande negócio para todos

Comprar do comércio local durante crise é bom para todos

Compartilhe!

Artigos relacionados

FORÇA-TAREFA

No aniversário de Paracatu, Integrar fala sobre Turismo e Sustentabilidade

19/10/2020

Ler mais
BOAS PRÁTICAS

Solidariedade: funcionários da kinross promovem campanha de doações

06/07/2020

Ler mais
ACOMPANHE

ACS: inscrições abertas para receber suporte de comunicação

19/07/2022

Ler mais

Apoie os produtores e iniciativas locais!

Inscreva-se na nossa lista de transmissão

Inscreva-se