04/09/2020
Projeto Integrar
Você sabia que divulgar fakenews pode interferir negativamente na saúde pública? Isso mesmo!
As notícias, principalmente num contexto tão intenso quanto o de pandemia, estimulam comportamentos e atitudes por parte das pessoas. Dessa forma, divulgar e contribuir para a circulação de notícias falsas pode estimular pessoas a tomarem decisões prejudiciais à saúde pública, como temos visto de forma recorrente em relação à Covid-19.
A quantidade de fakenews divulgadas por Whatsapp e redes sociais em relação ao coronavírus, às formas de prevenção, ao cuidado, ao que a Covid-19 verdadeiramente representa, influenciam no número de casos da doença e, consequentemente, no número de mortes.
Dessa forma, é muito importante informar-se com qualidade e só divulgar aquelas informações e notícias que vêm de fontes confiáveis. A Campanha Saúde e Cidadania: Proteja-se tem incidido nisso, divulgando informações sérias sobre o coronavírus e a Covid-19. O Laboratório de Microbiologia da UFMG, com o projeto de extensão @microufmg, também produz materiais interessantes, que estão disponíveis na nossa plataforma.
Juntamente com esses materiais, o laboratório está realizando uma pesquisa para identificar, mapear e afirmar com mais propriedade a influência que as fakenews têm na saúde pública e a sua participação nessa pesquisa é muito importante!
Se tiver interesse em contribuir, acesse https://drive.google.com/file/d/1htF45ZkmYXP3Wb5_wza6myzcMvVT1288/view
Informe-se com qualidade, previna-se e cuide-se!