ACOMPANHE

29/07/2022

Pós-pandemia retorno as aulas em Paracatu

Projeto Integrar

Após uma experiência de dois anos letivos na modalidade remota e híbrida, devido ao cenário pandêmico causado pela Covid-19 nos anos de 2020 e 2021, mais um desafio se apresenta no campo educacional para o ano letivo de 2022, o retorno as aulas presenciais. 

Muitos ansiávamos pelo fim da pandemia e por poder retornar as nossas vidas, nossas rotinas e também as nossas escolas. Contudo, outras questões também nos acompanhavam nesse anseio pelo retorno, tais como:  

  • Que escola é essa que encontraremos no pós-pandemia?  
  • Que escola queremos construir a partir das lições tiradas dessa experiência de dois anos letivos atravessados pela pandemia? 

Sabemos que o vírus continua circulando e ameaçando nossas vidas cotidianas e por isso a conscientização quanto aos cuidados sanitários foi e segue sendo pauta prioritária no contexto escolar, sobretudo nesse retorno presencial.  

Desafios herdados da pandemia 

 Chegamos na metade do ano letivo e dentre as muitas questões e preocupações levantadas por docentes e discentes, uma das mais apontadas foi as lacunas de aprendizagem. Isso é um reflexo dos desafios de um ensino remoto/híbrido que por questões das diversas realidades sociais brasileiras, não foi possível alcançar a todos os estudantes ou seu alcance se deu de forma muito precarizada.  

Mas a pandemia e a quarentena revelaram possíveis alternativas ao nosso modo de vida. As sociedades se adaptam a novos modos de viver quando tal é necessário. Tais alternativas foram o que mobilizaram e mobilizam profissionais da educação a seguir buscando estratégias para viabilizar e garantir o direito a educação aos estudantes brasileiros. 

Motivação para trabalhar 

 Nas falas de muitos educadores das escolas públicas de Paracatu podemos perceber que a crença no poder transformador da educação é que os motiva permanecer no exercício da docência: 

“O que me motiva ser educadora, é saber que através da educação podemos obter um mundo melhor.”  

“Os meus alunos são a minha maior motivação só de saber que as minhas aulas fazem e ajudam transformá-los em seres humanos melhores é muito gratificante.”  

“Sinto que posso de alguma forma fazer parte da vida de alguém. Fico feliz com as conquistas dos alunos. A docência me faz sentir de certa forma imortal, pois sei que serei lembrada e que farei parte das lembranças de alguém.”  

Esses e muitos outros docentes de Paracatu seguem motivados a permanecer no exercício da docência, a seguir esperançando por uma escola pública de qualidade e transformadora para seus alunos.  

Por isso, nesse primeiro semestre letivo, muitos foram os esforços para que seus estudantes retornassem a nova rotina de aulas presenciais com todos os cuidados e medidas sanitárias seguras e buscando caminhos e possibilidades para apoiarem seus processos de ensino e aprendizagem de forma a minimizar os danos e marcas deixadas nos dois últimos anos pandêmicos. 

Integrar Educação na rádio 

 Dentre uma das ações inovadoras e com apoio da Plataforma Integrar, 21 escolas realizaram um projeto de rádio na escola, onde os estudantes tiveram a oportunidade de criar roteiros, elaborar entrevistas e gravar histórias as quais foram transmitidas em rádios locais, parceiras do projeto.  

Foi o caso da Escola Estadual Delano Brochado que compartilhou diversos registro de sua comunidade escolar ouvindo o programa na rádio:

Os alunos da Escola Estadual Olindina Loureiro, por exemplo, ficaram bastante empolgados com a proposta, que os estudantes do 8º ano resolveram dar seguimento com o programa de entrevistas na escola e continuaram com seu próprio podcast.  

Ouça!

 

Ações como criar uma rádio escola dentre o uso de outras metodologias ativas, surgem como caminhos e possibilidades para que os estudantes se sintam motivados e assumam o protagonismo de seus aprendizados. Pensando nisso, e com o compromisso de investir na educação é que seguimos incentivando as escolas, bem como apoiando os profissionais da educação para que no segundo semestre novas ações inovadoras possam ser fomentadas no cotidiano escolar. 

Compartilhe!

Artigos relacionados

Projeto Integrar lições aprendidas na pandemia
TUTORIAIS PARA PROFESSORAS(ES)

Lições aprendidas com a pandemia 

Projeto Integrar

09/12/2020

Ler mais
Integrar Educação
ACOMPANHE

Integrar Educação desta sexta-feira tem conversa sobre cidadania; escute

Projeto Integrar

06/11/2020

Ler mais
Nilda Campos Bordados e Crochês
FORÇA-TAREFA

ACS: Nilda Campos Bordados e Crochês ganha identidade visual

Projeto Integrar

24/12/2020

Ler mais

Apoie os produtores e iniciativas locais!

Inscreva-se na nossa lista de transmissão

Inscreva-se