23/05/2022
Entre os dias 19 e 22 de maio, a Plataforma Integrar promoveu a ações do Eixo Geração de Trabalho e Renda em parceria com a Associação de Feirantes, Artesãos e Ambulantes de Paracatu, com presença de público e muita interação!
Na quinta feira, recebemos três convidados para conversar sobre ideias inspiradoras para o fortalecimento de pequenos agricultores, artesãos e comerciantes locais. Claudia Vivacqua de Figueiredo, cofundadora e membro da CSA Brasil (Comunidades que Sustentam a Agricultura), falou sobre a experiência em redes do CSA, e compartilhou ideias de sucesso para inspirar os agricultores presentes.
Patrícia Dias de Rezende, analista técnica do Sebrae, fez um panorama sobre o perfil do empreendedor e do consumidor atual. Ressaltou como hoje é importante oferecer um produto que esteja alinhado com novos valores dos consumidores, que dão preferência aos produtos que eles sabem de onde vem, além de estarem inseridos em uma história da cultura do lugar onde são produzidos. Patrícia também atualizou os presentes sobre as ações do Sebrae em Paracatu, como a marcação geográfica de produtos tradicionais, como o queijo do cerrado e as quitandas paracatuenses. Quem quiser adentrar mais na fala de Patrícia pode acessar a apresentação que ela compartilhou com os presentes aqui.
Pedro Nascimento, proprietário da Trem Bão Pãodequeijaria, contou de sua experiência durante a pandemia, chamando atenção para como o negócio precisou se adaptar ao modelo de delivery, investindo em embalagens mais atrativas e sustentáveis para também agregar valor ao produto final.
No sábado e domingo, a equipe da Plataforma Integrar esteve nas feiras de Paracatu fazendo uma ação de conscientização. Distribuímos ecobags e um folder informativo sobre os impactos de se comprar de pequenos empreendedores, contando um pouco mais sobre como as escolhas do consumidor tem importância na economia local. Na bolsa era possível grafar por stencil o mote da campanha, “Moro aqui, compro aqui”, como forma de incentivo ao consumo consciente ao comerciante local. Os feirantes também receberam bolsas para distribuírem entre seus clientes ao longo das próximas feiras.
Veja abaixo fotos dos encontros: