22/02/2022
Na última semana, a equipe da Plataforma Integrar esteve em 21 escolas públicas que atendem ao Fundamental II de Paracatu, da zona urbana e zona rural. Na visita, foram doadas a cada uma das escolas uma caixa de som e um guia educativo sobre criação de rádio recreio, para assim incentivar que equipes e estudantes criem suas próprias rádio em suas escolas. As entregas foram feitas para os gestores e fazem parte das ações do Ciclo 2022 da Plataforma Integrar.
Além de receber as caixas de som e o guia, os funcionários das escolas assinaram o termo de parceria e discutiram com a equipe da Plataforma as propostas de ação do Eixo Educação para este ano. Dentre elas, está a produção do Programa Integrar Educação no rádio que será feita sobre e com as escolas, contando com a participação de estudantes, professores, funcionários e familiares. Os programas irão ao ar as quartas e sextas a partir de março e a proposta é que as escolas exibam os episódios durante os intervalos escolares, convidado toda a comunidade a acompanhar. O programa será veiculado nas rádios Alternativa, Boa Vista e Vitória e também estará disponível no Spotify e no Deezer.
E não termina por aí, as escolas parceiras desse ciclo da Plataforma receberão suporte e tutorias para os desafios que enfrentam para esse momento de retorno as aulas presenciais. A especialista em educação da AIC – Agência de Inciativas Cidadãs, Danusa Tederiche, conta um pouco de como será esse processo:
A proposta para os Grupos de Trabalho (GT’s) de gestores e professores é de construir um diagnóstico situacional da escola e a partir deles realizar ações estratégicas junto aos estudantes e famílias da comunidade. Os grupos servirão como espaço de escuta e troca de experiências para que possamos entender o contexto escolar e a partir daí pensar as ações.
Os tutorias para os GTs vão acontecer de forma online através de encontros virtuais e também em grupos do WhatsApp. Funcionários e professores de cada escola vão pode falar sobre o que consideram os principais desafios para a escola nesse período atual. Assim será possível destacar as ações que a escola já vem realizando e precisa fortalecer e quais questões a escola ainda não teve condições de atuar.
O rádio é uma importante via de informações e comunicação em Paracatu. Sabendo disso e em meio a pandemia de Covid-19 que obrigou as escolas a fecharem suas portas e o ensino se tornar remoto, surgiu o Programa Integrar Educação Contra a Covid-19,uma das principais ações da Plataforma Integrar. Durante todo o ano de 2020, 75 programas foram ao ar que abordaram assuntos relativos à educação e ciência, protagonismo juvenil e cultura, estimulando estudantes de Paracatu a aprender sempre e em qualquer lugar. A adesão foi tão positiva que para o ciclo de 2022, esperamos reverberar as vozes, histórias e o talento dos jovens estudantes de Paracatu, agora não só dentro dos lares, mas também dentro das escolas.
Veja as fotos das visitas: