18/02/2022
A Plataforma Integrar está entrando em uma nova fase e o nosso site está de cara nova! Para marcar esse lançamento, na tarde dessa quinta-feira (17) realizou-se um webinário com apresentação do ciclo 2022 do projeto. O evento, mediado por Camila Maia, Analista Sênior Comunidade da Kinross, contou com falas de Rafaela Lima, Diretora Institucional da AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, que apresentou os resultados levantados a partir do diagnóstico realizado entre janeiro e fevereiro com uma parcela da população de Paracatu para que se pudesse entender as novas demandas deste momento em relação à trabalho, cultura, saúde e educação, Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, que contou um pouco das propostas para o novo ciclo e Tiago de Deus, Secretário de Educação, que falou um pouco das expectativas e possibilidade de incremento para a educação do município a partir das ações da Plataforma.
A cerimônia também marcou o lançamento do Audioetal – Fundo de Apoio a Pequenos Projetos, uma ação da Plataforma Integrar que tem como objetivos abrir espaço ao protagonismo comunitário e, ao mesmo tempo, promover o fortalecimento dos sujeitos locais de Paracatu na construção do desenvolvimento integrado e da cidadania. O edital vai selecionar 10 propostas de ações educativas, culturais e sociais de enfrentamento aos efeitos da pandemia. Cada uma receberá 8 mil reais para o desenvolvimento do projeto, que será realizado pelo próprio grupo com acompanhamento de equipe da Plataforma. As inscrições vão até dia 03 de março e devem ser feitas por áudio de WhatsApp. Confira o edital completo neste link.
Em 2020 e 2021, o Programa Integrar focou seus objetivos no enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus e na diminuição dos impactos causados nos processos educacionais, culturais, econômicos e ambientais no município. Para isso, em parceria com a AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, criou a Plataforma Integrar contra Covid-19. Em 2022, esses objetivos continuam, uma vez que a pandemia não acabou e que esses desafios continuam existindo. Entramos numa nova fase, de retomada de algumas atividades, de redesenho de outras, que carecem ser apoiadas.