30/11/2020
Projeto Integrar
Na edição desta segunda-feira (30), o programa de rádio Integrar Educação apresentou os dados atualizados da pandemia na cidade de Paracatu.
Os apresentadores Sarah Dutra e Elias Santos trouxeram informações do Boletim Oficial 104, divulgado pela Secretaria de Saúde paracatuense na última sexta-feira (27). De acordo com o documento, a cidade tem 2571 casos confirmados de Covid-19 e 40 mortes em decorrência da doença.
No Brasil, o número de óbitos ultrapassa os 170 mil. No mundo, mais de 1 milhão e 435 mil perderam a vida por causa do coronavírus.
Neste cenário, os apresentadores chamaram a atenção para o aumento da taxa de transmissão do vírus no país. Segundo dados coletados pela USP (Universidade de São Paulo) e da Unesp, (Universidade Estadual Paulista), a de transmissão do coronavírus na última semana foi de 1,54. Isso significa que 100 pessoas infectadas com a doença, transmitem o vírus para outras 154 e assim por diante. Essa taxa mantém a pandemia do novo coronavírus presente e em expansão no Brasil.
Após a atualização sobre a pandemia, o programa seguiu com o quadro “Conta Um Conto”. Nele, a artesã Neusa de Faria contou para a Casa Kinross uma história que viveu com seu pai, quando ainda era criança, em uma viagem de caminhão pelas estradas da região.
O “Desafio de Aprendizagem”, espaço em que educadores e educadoras paracatuenses sugerem atividades aos estudantes, teve a participação da professora Cristina Silva Moreira, da Escola Municipal Tia Áurea.
Para finalizar a edição de segunda, foi tocada a canção “Ser Diferente é Normal”, interpretada por Preta Gil e Gilberto Gil.
O programa de rádio é realizado pela Integrar Kinross em pareceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), com o apoio da Superintendência Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação de Paracatu e das rádios Alternativa FM – 97.3, Boa Vista FM 96.5, Única FM – 92.5 e Vitória FM – 87.9