14/10/2020
Projeto Integrar
Na edição desta quarta-feira (14), do programa de rádio Integrar Contra a Covid-19, o psicólogo e psicanalista Vinícius Carossi conversou sobre uma preocupação que tem sido comum entre os professores: a ausência dos estudantes nas aulas online.
De acordo com o profissional, uma das principais dificuldades do novo formato é a falta de contato e o olho no olho, ações que permitem que o professor possa fazer uma leitura dos alunos.
Apesar de não ver uma solução para o problema, Carossi aponta que é possível amenizar as dificuldades realizando pequenas conversas com os grupos de alunos para entender o que tem funcionado e o que não tem.
Para ele, reestabelecer o diálogo com os estudantes é uma forma de atravessar o momento que vivemos atualmente.
No quadro “Que som é esse?”, o regente assistente José Soares, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, falou um pouco sobre o oboé, instrumento oriental de som penetrante e expressivo.
Em comemoração ao dia das crianças, em 12 de outubro, e ao dia dos professores, no dia 15, os desafios seguiram acontecendo de forma invertida. Nesta quarta, foi a vez da estudante Adrielle, da Escola Estadual Altina de Paula, desafiar seus professores.
Para finalizar o programa, a estudante Tailane, do 5º ano da Escola Municipal Afonso Novais Pinto, dedicou a canção “Ao Mestre Com Carinho”, da Eliana, aos seus professores.
O programa de rádio é realizado pela Integrar Kinross em pareceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), com o apoio da Superintendência Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação de Paracatu e das rádios Alternativa FM – 97.3, Boa Vista FM 96.5, Única FM – 92.5 e Vitória FM – 87.9