04/11/2020
Projeto Integrar
A edição desta quarta-feira (04) do programa de rádio Integrar Educação teve início com uma conversa com o psicólogo e psicanalista Vinícius Carossi.
No quadro “Se Cuida”, o psicólogo falou com o público sobre algumas reflexões levantadas durante o encontro com educadores da rede pública de Paracatu, realizado na última sexta-feira (30).
A principal delas diz respeito à importância do contato humano e dos afetos trocados nos corredores, cafézinhos e sala de professores nas escolas. “Com tantas demandas, acabamos esquecendo de um dos pontos principais que é esse contato entre os profissionais”, pontuou Carossi.
Ele destacou, ainda, que o contexto de pandemia deixa como aprendizado a importância da tecnologia como uma parceira, mas não como uma solução única, já que sozinha ela não é capaz de dar conta do trato pessoal, que é indispensável para que a escola seja uma instituição mais leve, viva e humana.
Além da conversa, o programa contou também com a participação do regente assistente José Soares, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. No quadro “Quem Som é Esse?”, o regente falou um pouco sobre a trompa.
O Integrar Educação também contou com a participação da comunidade escolar paracatuense. No quadro “Desafio de Aprendizagem”, o professor de Educação Física Alexandre, da Escola Municipal Coraci Meireles, enviou um desafio aos estudantes da cidade.
O programa de rádio é realizado pela Integrar Kinross em pareceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), com o apoio da Superintendência Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação de Paracatu e das rádios Alternativa FM – 97.3, Boa Vista FM 96.5, Única FM – 92.5 e Vitória FM – 87.9