25/08/2022
Plataforma Integrar
O design é uma ferramenta muito importante da comunicação. E pensando em grupos que dependem de uma mobilização da comunidade para conseguir alcançar seus objetivos, o design se torna crucial, pois tem a força de comunicar sua mensagem da forma certa e alcançar o seu público de interesse. Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas de como pensar e executar a comunicação da sua organização ou instituição levando em conta uma estética visual que faça sentido para aqueles objetivos. Vamos lá?
Quando estamos falando de design, estamos falando de tudo o material que você está passando para o público relacionado ao projeto. Ou seja: seu logo, seu perfil no Instagram, sua foto do WhatsApp da instituição, flyers para distribuição, camisetas, etc. O design vai influenciar em tudo isso para que a instituição consiga passar sua mensagem. E essa mensagem é que vai fazer com que as pessoas acreditem, queiram acompanhar e façam parte daquele projeto. O design então pode ajudar a responder algumas perguntas, como:
Para responder essa pergunta, é bom pensar em mais algumas perguntas:
A partir disso, vai ser possível definir a causa ou bandeira importante para o grupo. Essas causas podem ser diferentes para cada integrante, mas como grupo, é preciso que todos estejam pactuados sobre qual o interesse principal da instituição.
Toda a sua comunicação vai ser dirigida a um público. Muitos grupos tem dificuldade na definição do público porque, como instituição social, querem atingir o maior número de pessoas possível. Isso não deixa de ser verdade, mas fica mais fácil atingir essas pessoas quando elas compartilham de valores da instituição, acreditam na mesma causa, pensam similar, etc. Por isso a definição do público é importante, ela vai facilitar a chegada da mensagem nas pessoas que podem agregar ao grupo.
Para descobrir seu público, é bom pensar em algumas coisas:
Agora que temos a causa e o público interessado nela, vamos pensar em uma comunicação que utilize o design para passar essas mensagens de forma explícita.
As cores, os símbolos, os desenhos, as fotos, o tipo de linguagem, tudo isso evoca certos sentimentos nas pessoas e vai ajudar a dar sentido e a fazer com que seu público se identifique e interaja com aquela peça de comunicação.
Esse conjunto de elementos específicos utilizados na comunicação de um projeto é o que chamamos de identidade visual, e é com essa identidade que conseguimos traduzir toda uma causa para o público desejado.
A identidade visual da sua instituição pode ter vários desdobramentos. Normalmente é mais fácil começar pelo logotipo, porque o logo deve reunir tudo aquilo que é importante pra vocês em termos visuais. Para criar um bom logo, pense que ele será a cara da sua marca. Aos poucos as pessoas passarão a associar o nome do grupo com aquela imagem do logo, portanto, ele precisa representar o trabalho de vocês, ser memorável e facilmente reconhecível.
Escolher uma tipografia que combine com o projeto também é importante. A tipografia são as fontes que vão compor os textos das peças. Geralmente é bom ter pelo menos duas fontes: uma para títulos e uma para texto corrido.
As cores utilizadas precisam combinar entre si e também combinar com os objetivos do projeto. Algumas cores são usadas com mais frequência em alguns segmentos, por exemplo: cores neon, como verde ou roxo, estão sendo muito utilizadas em projetos digitais, como startups ou bancos digitais. Tons de verde são muito utilizados em projetos que lidam com a natureza, que tem uma pegada sustentável, que falam de ecologia, etc. Em geral, a sua paleta de cores deverá ter uma cor principal e duas ou três cores complementares, que vão dar suporte a cor principal e serem utilizadas nos desenhos, nos fundos das peças, etc.
É bom também definir os tipos de elementos ilustrativos que serão usados. Por exemplo, como serão as fotos, se elas terão filtro, se serão fotos mais claras, escuras, trabalhadas, etc. Ilustrações podem ser também de vários estilos, podem ser a mão, realistas, cartunescas, vetorizadas, etc.
Tendo todas essas ideias em mente, podemos desdobrar a identidade em várias peças: podem se criar flyers, templates de redes sociais, materiais de papelaria, uniformes e tudo mais que vocês precisarem.
Agora que você já tem ideias para sua identidade visual, seguem algumas ferramentas gratuitas que vão te ajudar a executar essas ideias!
Canva: o Canva é uma plataforma de criação de imagem colaborativa. É possível criar peças para as redes sociais, flyers e materiais para impressão e digital. A versão paga tem mais recursos, como a inclusão de fontes, mas a versão gratuita é bem abrangente também.
Figma: o Figma é um editor online voltado para criação de imagens vetorizadas, e interfaces gráficas para web, como aplicativos e sites.
Unsplash: é um banco de fotos gratuito. Só é preciso dar os créditos ao fotógrafo.
Nappy: banco gratuito de fotos com pessoas negras.
Tem que ter: banco de fotos brasileiro formado por fotos de pessoas LGBT+.
Young, gifted and black: banco de imagens formado exclusivamente por fotos de mulheres negras.
Freepik: banco de imagens vetoriais. A versão gratuita tem muitas opções de ilustrações.
Google Fonts: o Google tem um acervo de fontes gratuitas que podem ser baixadas e utilizadas em qualquer projeto, inclusive com uso comercial.
Adobe Color: essa é uma ferramenta para criar paletas de cores. Você pode usar uma imagem de referência e montar paletas usando vários métodos de teoria das cores.