28/04/2022
Na noite desta quarta (27), a Plataforma Integrar promoveu o seminário online “Cultura em Rede”, um bate-papo sobre as possibilidades nesse momento de reabertura dos espaços culturais e a volta a uma rotina de encontros presenciais. Contamos com a presença de Rogerio Coelho, do Coletivoz Sarau de Periferia, Cleiton Gos, do Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos de BH, e Russo APR, do Coletivo Terra Firme, com a mediação de Viviane Coelho, do bloco carnavalesco Bruta Flor.
Abrindo a conversa, Viviane Coelho falou sobre a importância da arte realizada de forma online durante a pandemia e da criação de redes colaborativas na arte como forma de resistência. Depois, ouvimos Cleiton Gos contar um pouco sobre o trabalho que ele realiza com mulheres do Morro do Papagaio, em BH. Cleiton explicou sobre o funcionamento do Muquifu como um museu vivo, que traz para primeiro plano as tradições e vida cultural dos moradores das favelas e quilombos de Belo Horizonte, contadas por eles mesmos.
Em seguida, a fala de Rogerio Coelho apontou os diversos níveis de redes construídas a partir de um movimento, e do quanto o Coletivoz inspirou que outros movimentos fossem criados. Ele também contou sobre como os grupos de Slam se articulam para fazer competições municipais, estaduais, nacionais e mundiais. Também ouvimos Russo APR, que contou sobre as ações do Coletivo Terra Firme, que atua nas periferias de Ibirité e Belo Horizonte formando jovens através do hip hop e da poesia.
Ao final do encontro, foi sorteada um ilustração feita pelo artista Jean Matheus Campos Cordeiro. O vencedor do sorteio foi Anderson Alves dos Santos.
Lançamos dois cursos online gratuitos para grupos, coletivos e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos de Paracatu. No curso “Comunicação para mobilização social“, falamos sobre a comunicação de forma estratégica para dar visibilidade às suas ações e trazer mais pessoas para somar ao trabalho. No curso “Mobilização de recursos através de editais“, damos dicas para escrita de projetos e submissão em editais para financiamento das ações dos grupos. Os cursos estarão disponíveis até 30 de junho e, além dos conteúdos, os cursistas recebem apoio de tutoras especializadas.