18/04/2022
Na noite desta terça-feira (12), a Plataforma Integrar promoveu o seminário online “Reconexão com a escola: práticas inspiradoras no retorno das aulas presenciais“, uma conversa sobre os desafios e possibilidades dessa próxima fase do cenário educacional, marcado pelo retorno das aulas presenciais. Contamos com a presença de Eliany Salvatierra, professora da área de Audiovisual e Educação da UFF, e Rojefferson da Silva Moraes, Educador Social do Coletivo Comunitário Soul do Monte (Manaus – AM).
Em sua fala, a professora Eliany ressaltou como a volta presencial possibilita a reconexão física com alunos, colegas e o próprio espaço da escola, permitindo assim uma comunicação apoiada em nossas sensações e percepções. A especialista abordou também a importância das políticas públicas de valorização da educação pública e da categoria dos professores, já que a falta de recursos durante a pandemia foi brutalmente evidenciada quando as aulas presenciais foram substituídas por aulas online, onde equipamentos e internet eram primordiais.
Em seguida, o professor Rojefferson compartilhou um pouco de sua experiência com os jovens do bairro Monte das Oliveiras, em Manaus, onde realiza um trabalho educacional fora dos ambientes escolares. O projeto Jornalzine Mural, comandado pelo professor, propõe que os próprios jovens sejam ativos no resgate da história do bairro. As crianças e adolescentes fizeram todo o processo, da entrevista com os moradores até a publicação do jornal contando essas histórias, para combater o estigma de que o bairro era apenas um local violento da cidade.
Os professores ainda deram dicas para os docentes implementarem projetos educacionais em suas escolas e conversaram sobre como trazer um olhar político para esses projetos.
Ao final do encontro, realizou-se o sorteio de um artesanato da Casa do Artesão. A ganhadora foi a professora Mara Gouveia Teixeira, da Escola Municipal Tia Áurea.
Lançamos dois cursos online gratuitos para professores da rede pública de Paracatu. O curso Protagonismo juvenil em campanhas de conscientização procura orientar sobre a realização de projetos de protagonismo juvenil nas escolas, com o desenvolvimento de competências socioemocionais nos estudantes. O curso Diálogo da escola com a cultura local pretende ajudar educadores a facilitar discussões, descobertas e reflexões com suas turmas sobre o patrimônio cultural da cidade. Os cursos estarão disponíveis até 31 de junho e, além dos conteúdos, os cursistas recebem apoio de tutoras especializadas.