ACOMPANHEEDITAIS

11/03/2022

Audioetal seleciona 10 iniciativas de Paracatu

A Kinross, em parceria com a AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, divulga a lista de projetos selecionados para o Audioetal – Fundo de Apoio a Pequenos Projetos. Recebemos 76 propostas de ações que chegaram através de áudios do WhatsApp, mantendo a ideia de uma inscrição acessível e simplificada.

O Audioetal – Fundo de Apoio a Pequenos Projetos é um modo de abrir espaço ao protagonismo comunitário no Programa Integrar e, ao mesmo tempo, fortalecer o trabalho dos grupos locais.

Foram selecionadas dez iniciativas nos eixos de educação, cultura, cuidado com o meio ambiente, saúde, bem estar e cidadania. Cada uma receberá um aporte de 8 mil reais.

As propostas recebidas

De forma geral, recebemos inscrições muito diversas, que envolviam desde ações de compra de insumos para doação, até propostas de formações e atividades de promoção do empreendedorismo local. Muitos inscritos se preocuparam com grupos altamente impactados pela Covid-19, como idosos, pessoas com deficiência, crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade. Houve também uma boa diversidade em relação às regiões do município, recebemos projetos de vários bairros, regiões rurais e assentamentos. Dentre as 76 inscrições, o eixo Bem Estar e Cidadania foi o destaque, com o maior volume de projetos, relacionados, em sua maioria, à ações esportivas, reformas, compra de itens e formações rápidas.

O processo de seleção

As propostas recebidas foram transcritas e sistematizadas pela equipe da AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, entidade que executa as ações da Plataforma Integrar. Uma vez classificadas, foram entregues à banca avaliadora, composta por Maria das Dores Pimentel Nogueira (Marizinha) – Pró-reitora de extensão da UFMG, Paulo Henrique Leal Soares, Diretor de Comunicação do IBRAM, Emanuela São Pedro, Coordenadora Executiva – AIC e Nayara Souza, Desenvolvedora de Projetos – AIC.

A banca procedeu a um dedicado processo de avaliação em pares, pontuando cada uma das propostas segundo os três critérios previstos no Audioetal: originalidade, apropriação das questões da comunidade e capacidade de execução e mobilização. As propostas com a melhor avaliação em cada eixo, seguiram para a segunda etapa, em que todos os integrantes da banca se encontraram via videoconferência para analisar as propostas uma a uma e, enfim, selecionar as dez contempladas. Seguindo a proporção do número de propostas recebidas, foram selecionadas duas propostas finalistas em cada um dos eixos educação, cultura, cuidado com o meio ambiente, cuidado com a saúde e bem estar e cidadania.

As ações selecionadas serão inteiramente executadas pelos grupos e agentes proponentes, dentro do período máximo de três meses e contarão com o acompanhamento da equipe da AIC.

As iniciativas selecionadas pelo Audioetal

No eixo Educação, as propostas contempladas foram apresentadas por Ruth Brochado (Ruth Brochado, Marilia Mendonça Ferreira, Renata Barbosa) e Edilane Gonçalves (Grupo Edilane Gonçalves, Luciele Gonçalves, Elisane Gonçalves e Daniele Gonçalves). Ambas possuem o propósito de desenvolver atividades de apoio às escolas, em resposta aos impactos sofridos pelos alunos dos primeiros anos do ensino fundamental. No eixo Cultura, os selecionados somam-se na valorização de diferentes patrimônios imateriais da cidade: de um lado o repasse dos tradicionais saberes culinários presentes na proposta de Irene dos Reis (Fábrica de Biscoitos Ouro da Roça) e, do outro, a busca por fortalecer a arte de rua e o hip-hop, proposta de Samuel Pires (Batalha do Ouro).

Em Cuidados com a Saúde, as propostas contempladas pelo edital, inscritas por Ivanessa Gomes (Ação Comunitária de Integração Social – ACIS) e Neusa Imaculada (Lar São Vicente), respondem à urgência da insegurança alimentar, acirrada pelo impacto da pandemia da Covid-19. O eixo Cuidados com o Meio Ambiente, contempla propostas selecionadas muito criativas: Gueuber (Grupo Cenikas), com ações de ensino das ODS por meio da linguagem teatral e de oficinas; e Paula Heloísa (Help Pet Paracatu), com atividades diversas de mobilização social sobre a causa animal. Enfim, no eixo Bem Estar e Cidadania foram selecionadas duas propostas de importante impacto comunitário: a continuidade do projeto inscrito por Marcelo (Projeto Atuar Semeando Amor) e a estruturação da cozinha comunitária pleiteada pela Ofertina Célia (Grupo de Moradores Projeto de Assentamento Esperança).

Confira no link o resumo e outros detalhes de cada uma das propostas selecionadas.

Errata (25/03/22): Divulgamos incorretamente em 11/03/2022 que a proposta aprovada no Eixo Educação pela proponente Edilane Gonçalves pertencia a um Grupo de Professoras da E.M. Maria Trindade Rodrigues. Essa informação não procede e foi um erro de interpretação do áudio de inscrição feito pela equipe durante a sistematização. O grupo proponente é composto por professoras do município, moradoras do bairro Lagoa, mas não são professoras da escola mencionada.

Compartilhe!

Artigos relacionados

ACOMPANHE

No Dia Internacional da PcD, Integrar tem conversa sobre inclusão

Programa Integrar

02/12/2020

Ler mais
Escrita Criativa
ACOMPANHE

Plataforma Integrar apoiou entidades paracatuenses na escrita de projetos

09/04/2021

Ler mais
Projeto Integrar retorno presencial
ACOMPANHE

Pós-pandemia retorno as aulas em Paracatu

Projeto Integrar

29/07/2022

Ler mais

Apoie os produtores e iniciativas locais!

Inscreva-se na nossa lista de transmissão

Inscreva-se