11/03/2022
A Kinross, em parceria com a AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, divulga a lista de projetos selecionados para o Audioetal – Fundo de Apoio a Pequenos Projetos. Recebemos 76 propostas de ações que chegaram através de áudios do WhatsApp, mantendo a ideia de uma inscrição acessível e simplificada.
O Audioetal – Fundo de Apoio a Pequenos Projetos é um modo de abrir espaço ao protagonismo comunitário no Programa Integrar e, ao mesmo tempo, fortalecer o trabalho dos grupos locais.
Foram selecionadas dez iniciativas nos eixos de educação, cultura, cuidado com o meio ambiente, saúde, bem estar e cidadania. Cada uma receberá um aporte de 8 mil reais.
De forma geral, recebemos inscrições muito diversas, que envolviam desde ações de compra de insumos para doação, até propostas de formações e atividades de promoção do empreendedorismo local. Muitos inscritos se preocuparam com grupos altamente impactados pela Covid-19, como idosos, pessoas com deficiência, crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade. Houve também uma boa diversidade em relação às regiões do município, recebemos projetos de vários bairros, regiões rurais e assentamentos. Dentre as 76 inscrições, o eixo Bem Estar e Cidadania foi o destaque, com o maior volume de projetos, relacionados, em sua maioria, à ações esportivas, reformas, compra de itens e formações rápidas.
As propostas recebidas foram transcritas e sistematizadas pela equipe da AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, entidade que executa as ações da Plataforma Integrar. Uma vez classificadas, foram entregues à banca avaliadora, composta por Maria das Dores Pimentel Nogueira (Marizinha) – Pró-reitora de extensão da UFMG, Paulo Henrique Leal Soares, Diretor de Comunicação do IBRAM, Emanuela São Pedro, Coordenadora Executiva – AIC e Nayara Souza, Desenvolvedora de Projetos – AIC.
A banca procedeu a um dedicado processo de avaliação em pares, pontuando cada uma das propostas segundo os três critérios previstos no Audioetal: originalidade, apropriação das questões da comunidade e capacidade de execução e mobilização. As propostas com a melhor avaliação em cada eixo, seguiram para a segunda etapa, em que todos os integrantes da banca se encontraram via videoconferência para analisar as propostas uma a uma e, enfim, selecionar as dez contempladas. Seguindo a proporção do número de propostas recebidas, foram selecionadas duas propostas finalistas em cada um dos eixos educação, cultura, cuidado com o meio ambiente, cuidado com a saúde e bem estar e cidadania.
As ações selecionadas serão inteiramente executadas pelos grupos e agentes proponentes, dentro do período máximo de três meses e contarão com o acompanhamento da equipe da AIC.
No eixo Educação, as propostas contempladas foram apresentadas por Ruth Brochado (Ruth Brochado, Marilia Mendonça Ferreira, Renata Barbosa) e Edilane Gonçalves (Grupo Edilane Gonçalves, Luciele Gonçalves, Elisane Gonçalves e Daniele Gonçalves). Ambas possuem o propósito de desenvolver atividades de apoio às escolas, em resposta aos impactos sofridos pelos alunos dos primeiros anos do ensino fundamental. No eixo Cultura, os selecionados somam-se na valorização de diferentes patrimônios imateriais da cidade: de um lado o repasse dos tradicionais saberes culinários presentes na proposta de Irene dos Reis (Fábrica de Biscoitos Ouro da Roça) e, do outro, a busca por fortalecer a arte de rua e o hip-hop, proposta de Samuel Pires (Batalha do Ouro).
Em Cuidados com a Saúde, as propostas contempladas pelo edital, inscritas por Ivanessa Gomes (Ação Comunitária de Integração Social – ACIS) e Neusa Imaculada (Lar São Vicente), respondem à urgência da insegurança alimentar, acirrada pelo impacto da pandemia da Covid-19. O eixo Cuidados com o Meio Ambiente, contempla propostas selecionadas muito criativas: Gueuber (Grupo Cenikas), com ações de ensino das ODS por meio da linguagem teatral e de oficinas; e Paula Heloísa (Help Pet Paracatu), com atividades diversas de mobilização social sobre a causa animal. Enfim, no eixo Bem Estar e Cidadania foram selecionadas duas propostas de importante impacto comunitário: a continuidade do projeto inscrito por Marcelo (Projeto Atuar Semeando Amor) e a estruturação da cozinha comunitária pleiteada pela Ofertina Célia (Grupo de Moradores Projeto de Assentamento Esperança).
Confira no link o resumo e outros detalhes de cada uma das propostas selecionadas.
Errata (25/03/22): Divulgamos incorretamente em 11/03/2022 que a proposta aprovada no Eixo Educação pela proponente Edilane Gonçalves pertencia a um Grupo de Professoras da E.M. Maria Trindade Rodrigues. Essa informação não procede e foi um erro de interpretação do áudio de inscrição feito pela equipe durante a sistematização. O grupo proponente é composto por professoras do município, moradoras do bairro Lagoa, mas não são professoras da escola mencionada.