23/06/2022
O projeto “Viagem ao mundo da leitura e da escrita – recuperando aprendizagens e sonhos” foi proposto por Berenice Maria Mendes, Marília Brochado e Ruth Brochado e foi um dos contemplados pelo Audioetal no eixo Educação. O grupo propôs realizar um trabalho com os alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da E.M. Ada Santana com o objetivo de despertar o gosto e habilidade de leitura por meio de aulas de reforço diferenciadas, ricas em recursos lúdicos e atividades. O projeto levou em consideração a revisão e recuperação de conteúdos da leitura e da escrita não consolidados durante os dois anos de ensino remoto.
Foram 22 encontros com os estudantes, nos quais o grupo usou a literatura infantil brasileira para falar sobre os gêneros literários e desafios de ortografia. Tiveram contação de histórias, atividades lúdicas como a Gaiola Literária e o Alfabeto Móvel e visita à biblioteca da escola. Como encerramento do projeto, o grupo realizou um piquenique literário com os estudantes, que aconteceu fora das paredes da escola e proporcionou contato com a natureza em um ambiente descontraído.
O Audioetal é uma ação da Plataforma Integrar que tem como objetivos abrir espaço ao protagonismo comunitário e, ao mesmo tempo, promover o fortalecimento dos sujeitos locais de Paracatu na construção do desenvolvimento integrado e da cidadania. O edital possui um formato simplificado e acessível onde as inscrições são feitas por áudio.
Em 2022, o Audioetal selecionou 10 propostas emergenciais, pontuais e de pequeno porte, de ações educativas, culturais e sociais de enfrentamento aos efeitos da pandemia, que foram realizadas pelos próprios grupos com acompanhamento de equipe da Plataforma. Cada iniciativa selecionada recebeu um aporte de R$ 8 mil para execução de propostas de ação positiva em suas comunidades.