09/06/2022
O Grupo Cenikas foi um dos selecionados do Audioetal 2022. O projeto do grupo consistiu em levar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU para as escolas. Os ODS discutidos foram relacionadas a Educação, Cidades Sustentáveis, Água e Saúde.
O grupo apresentou uma peça de teatro discutindo os temas em oito escolas públicas de Paracatu, contando com público das turmas de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Após a apresentação, os alunos foram convidados a participar de uma oficina de criação de brinquedos, na qual confeccionaram um bilboquê e um porta canetas feitos de garrafas PET, chamando atenção para formas de reutilização desses materiais.
Para a professora Maria Aparecida, da E.M . Joaquim Adjuto Botelho, a conscientização das crianças sobre o meio ambiente de forma leve é importante: “As crianças tem que se conscientizar de que o desenvolvimento econômico material deve acontecer sem agredir a natureza. E isso foi feito através de uma peça teatral, de uma forma divertida”.
O estudante Miguel, da E.M. Antônio Ribeiro, aprendeu bem as lições da peça: “A gente não pode jogar lixo na rua, precisa reciclar o lixo, e o que a mamãe for jogar fora, a gente pega e reutiliza”.
As escolas atendidas pelo Grupo Cenikas foram: E.M . Joaquim Adjuto Botelho, E .M. Gidalte, Escola Caic, Escola Coraci, E. M. Tia Áurea, E.M. Antônio Ribeiro, E.M. Leonor Ulhoa e E. M. Maria Trindade.
Veja abaixo os registros das ações:
O Audioetal é uma ação da Plataforma Integrar que tem como objetivos abrir espaço ao protagonismo comunitário e, ao mesmo tempo, promover o fortalecimento dos sujeitos locais de Paracatu na construção do desenvolvimento integrado e da cidadania. O edital possui um formato simplificado e acessível onde as inscrições são feitas por áudio.
Em 2022, o Audioetal selecionou 10 propostas emergenciais, pontuais e de pequeno porte, de ações educativas, culturais e sociais de enfrentamento aos efeitos da pandemia, que foram realizadas pelos próprios grupos com acompanhamento de equipe da Plataforma. Cada iniciativa selecionada recebeu um aporte de R$ 8 mil para execução de propostas de ação positiva em suas comunidades.