19/09/2022
Plataforma Integrar
Você sabe o que são os projetos de aceleração de ONGs? Vira e mexe temos projetos de empresas com inscrições abertas oferecendo às ONGs a dita aceleração. Mas pra que serve um projeto desse? A aceleração de ONGs é o processo de transformar a gestão, liderança e captação de recursos de uma organização em um curto espaço de tempo, aumentando assim o seu impacto.
Um projeto de aceleração geralmente vai contar com vários encontros nos quais serão abordados tópicos importantes ao desenvolvimento das ONGs. No caso das ferramentas de gestão, você vai aprender como definir um foco de atuação, fazer medições de sucesso, categorizar as atividades da instituição, fontes de renda, etc.
Muitos desses projetos vão focar em inovação e apresentar soluções tecnológicas para os problemas enfrentados pelo terceiro setor, como captação de recursos, identificação de possíveis parceiros e sustentabilidade econômica.
Outra coisa muito importante que esses processos fornecem é a criação de redes. Conhecer outras ONG’s do setor e saber como outras pessoas estão fazendo e lidando com certos problemas pode ser muito enriquecedor, pois a troca de experiência vai dar novas ideias e ajudar com soluções. O momento da aceleração é onde vários gestores de várias instituições diferentes vão poder aprender juntos e formar conexões que inclusive podem ser muito úteis em trabalhos futuros, pois as parcerias são imprescindíveis para o desenvolvimento das ONGs.
Em geral, os projetos de aceleração aceitam ONGs formalizadas ou em processo de formalização, mas existem também projetos para iniciativas sociais, grupos culturais e outros tipos de instituições. Esse processo de formalização é importante para que as ONGs sejam reconhecidas legalmente dentro de seus direitos e deveres. Caso sua instituição não seja formalizada mas tenha o desejo de o fazer, algumas associações podem ajudar com a parte jurídica, veja aqui.
Algumas instituições que promovem processor de aceleração de ONGs são: Phomenta, o Instituto Ekloos, e o programa do banco BTG, o BTG Soma.