Em 2022, e a partir das experiências do Programa Integrar Educação contra a Covid-19, lançamos o programa Integrar Educação no rádio. Para esse novo ciclo, esperamos reverberar as vozes, histórias e o talento dos jovens estudantes de Paracatu, agora não só dentro dos lares, mas também dentro das escolas. Contando com a doação de caixas de som, a proposta é que as escolas exibam os episódios durante os intervalos escolares, convidado toda a comunidade a acompanhar e estimulando assim a criação de rádios-recreios.
A ação tem como objetivo, reconectar as comunidades escolares e fortalecer o papel comunitário das escolas. O programa é transmitido por três rádios de Paracatu/MG, Nossa FM, Boa Vista FM e Vitória FM, às quartas e sextas-feiras.
9h30 – na Nossa FM (97,3) e na Vitória FM (87,9)
15h30 – na Boa Vista FM (96,5)
Com duração de 15 minutos, ele contará com três momentos: o primeiro com uma série de quatro audiodocumentários a respeito da educação pública na cidade durante o período de pandemia da Covid-19 e expectativas para o ano de 2022; o segundo dedicando episódios para que escolas da rede pública que atendem ao Fundamental 2 possam se apresentar pra a população, com suas atividades e histórias; e o terceiro momento abre espaço para que seja feita uma avaliação desse primeiro semestre de um ano marcado pelo retorno das aulas presenciais.
Entenda a estrutura de cada programa:
Os quatro primeiros episódios do programa vão relembrar um pouco do que aconteceu durante a pandemia no cenário escolar. A partir de depoimentos colhidos em Paracatu, vamos saber mais sobre os desafios enfrentados durante o período de ensino remoto, um pouco sobre como foi esse momento no Ensino de Jovens e Adultos, a importância da escola na comunidade e boas práticas que devem guiar o retorno às aulas presenciais.
Nossa equipe na cidade irá conversar com diversos públicos ligados as comunidades escolares (gestores, funcionários, estudantes familiares e população do entorno) que encontraram na escola um espaço de referência, além de membros da Superintendência de Ensino e Secretaria de Educação.
Cada escola do Fundamental II terá um episódio do programa criado a partir de entrevistas com estudantes e funcionário, tendo como referência os programas feitos em 2020, enquanto estávamos lidando com o isolamento social. Os programas de cada escola serão compostos de dois quadros e uma música ao final, escolhida por alguém da escola. Serão ao todo 21 programas desta fase.
Os quadros vão variar entre quatro formatos:
Conversa paralela (entrevista): Em busca de valorizar os profissionais que fazem a diferença no cotidiano escolar, abrimos espaço para que uma personalidade querida pela escola seja entrevistada por um estudante, como cantineiras, porteiros, bibliotecárias, secretárias, entre outros.
Diz a lenda… (curiosidade): Toda escola tem alguma curiosidade que apenas quem esteve por ali conhece, seja um estudante que se destacou na vida comunitária, histórias ou lendas que envolvem o espaço físico ou até atividades que são típicas daquela comunidade. Nesse quadro convidamos a diretoria e a coordenação para compartilhar esses casos.
Em ação! (Protagonismo Juvenil): É bastante recorrente encontrarmos jovens estudantes que criam ou participam de grupos de trabalho, movimentos sociais e grêmios em suas escolas. Para que essas boas iniciativas ganhem espaço, e até mesmo mais adeptos, abrimos espaço para que elas sejam tratadas no programa de rádio.
Quadro de memórias (estudantes egressos): Em 2020 recebemos mensagens de pessoas manifestando seu carinho e gratidão pela escola na qual estudaram. Nessa ocasião eram pais que compartilham a mesma escola que os filhos, profissionais que se orgulham da escola onde estudaram e também quem guarda com muito afeto os momentos que viveu nesse espaço. O quadro propõe que esses estudantes egressos contem um pouco das suas experiências e de como a escola foi fundamental para a construção dos adultos que são hoje.
Para marcar o encerramento desse ciclo, três programas serão produzidos com enfoque na avaliação e coleta de depoimento dos públicos das comunidades escolares envolvidas nos programas anteriores, bem como avaliação desse primeiro semestre de um ano marcado pelo retorno das aulas presenciais.