O Material de Apoio para Educadores no retorno presencial foi criado para auxiliar os professores que, diante do contexto do retorno das aulas presenciais se depararam com um novo cenário escolar que traz as marcas de uma educação atravessada nos últimos anos pelo contexto pandêmico.
Os materiais foram desenvolvidos a partir da escuta realizada com professoras e professores do município, em grupos de trabalho (GT escolar) promovidos pela Plataforma Integrar. Junto a esses grupos, formados por professoras e gestoras das 21 escolas públicas (municipais e estaduais) parceiras nas ações desses ciclo, foi sugerido a construção de um diagnóstico situacional com a comunidade escolar, a partir de ferramenta fornecida pela AIC, levantando os principais desafios para a escola do atual período, destacando o que a escola já vem realizando e precisa fortalecer e quais questões a escola ainda não teve condições de atuar / não tem referências e/ou instrumentos para lidar.
Três temas foram destacados pelas escolas, dentre eles: “Lacunas de aprendizagem – Como criar atividades de aceleração de aprendizagem com metodologias ativas”. Esse material foi produzido, a partir do levantamento do tema, de forma a apoiar os educadores no planejamento e incentivo a execução de ações estratégicas que busquem potencializar nos estudantes sua autonomia reconhecendo-os como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem.
Como apoio nas ações estratégicas, entendendo que cada vez mais o ambiente digital se faz presente no contexto escolar, foi produzido também o guia “Dicas de ferramentas digitais para uso na educação” que traz um leque de possibilidades também para o uso de metodologia ativa tecnológica.
Ainda que saibamos que o cotidiano escolar é atravessado por diversos contextos e por assim ser, não tenhamos as respostas para a solução de todos os desafios, convidamos vocês professoras, professores e equipe escolar que a partir de uma curadoria nos materiais disponíveis nessa plataforma, possa encontrar algumas dicas de ações estratégicas e boas práticas pedagógicas que possam potencializar o desenvolvimento pleno dos estudantes, bem como, que tais ações escolares busquem sempre a garantia do direito à uma educação pública de qualidade.