Durante os episódios do Programa de rádio Integrar Educação Contra a Covid-19, foram veiculados desafios didáticos ligados às áreas disciplinares para que os alunos pudessem fazer em casa e enviar suas respostas para o programa. As melhores respostas eram premiadas com produtos de pequenos negócios da cidade. O conteúdo dos desafios varia entre Linguagens, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais e Matemática e podem ser usados em qualquer outro contexto em que a intensão seja aprender sempre.
Conheça os desafios por área:
Hoje quero convidar a todos vocês a fazer um desafio. Você já pensou como seria a sua reação se em 2019 tivesse recebido uma carta do seu eu de 2020 contando sobre a pandemia do novo coronavírus? Que tal fazer essa viagem no tempo e escrever essa carta contando sobre como tudo começou, sobre seus sentimentos e as notícias que você ouve sobre a pandemia?
O desafio que vamos propor hoje é um desafio que mescla as suas habilidades linguísticas e as suas habilidades artísticas. Como nós temos aprendido existem várias maneiras de nos comunicar, as palavras, em geral, sendo elas escritas, sendo faladas, são os principais veículos de transmissão da mensagem. Porém, os gestos, as expressões faciais, a nossa linguagem corporal também transmite uma mensagem que pode contribuir para enfatizar o sentido daquilo que falamos ou distorcer o sentido daquilo que falamos. É quando utilizamos, por exemplo, uma linguagem irônica, que é quando falamos algo e as nossas expressões e linguagem dizem outra coisa.
No desafio de hoje, vocês serão convidados a elaborar uma história utilizando apenas a linguagem não verbal. Para isso, vocês utilizarão desenhos que podem ser feitos por vocês próprios ou por colagens. A sequência ilustrativa desses desenhos formará a história que vocês contarão. Essa história será narrada por vocês via áudio e enviada aqui para a rádio.
A gente espera que você use sua criatividade, abuse bastante da sua capacidade comunicativa e faça uma mensagem através da linguagem não verbal bem clara e bem cheia de detalhes.
O meu desafio de hoje é muito especial, porque além de trabalhar a sua habilidade de escrita, de produção e de comunicação, ele também visa prestar uma homenagem para uma classe que está demonstrando ainda mais a sua importância nesse momento.
O desafio é que você escreva um poema ou uma poesia colaborativa, juntamente com a sua família, homenageando os profissionais da saúde que tanto tem batalhado nesse momento de pandemia. É importante que você escreva um verso, a sua mãe escreva outro, a sua avó escreva outro, talvez o seu pai ou o seu tio ajudem em outro verso. Assim, com toda a família expondo suas ideias se construa essa mensagem de homenagem.
Na hora de declamar, procure declamar também de forma colaborativa, talvez você possa declamar uma estrofe, a sua mãe outra, a sua irmã ou o seu irmão, outra, tá bom? Assim teremos uma grande participação.
Essa atividade busca trabalhar tanto a sua produção, a sua visão sobre a atualidade e também a sua pronúncia. Grave seu áudio junto com a sua família, aproveita para fazer disso um momento de interação, de aproximação, para que fique registrado na memória de vocês.
Eloisa Neves, professora de Língua Portuguesa na Escola Municipal Pedro Silva Neiva
Hoje vou falar dos 300 anos de Minas Gerais: no dia 2 de dezembro de 2020, o Estado de Minas Gerais completa 300 anos. Esse tricentenário é assinalado pelos valores da história e cultura de Minas Gerais, realçando a trajetória cultural e histórica do povo mineiro. O nosso Estado apresenta uma gama de diversidades na cultura, gastronomia, história, personalidades, paisagens mineiras, religiosidade, artesanato, na literatura, a arte barroca, no trabalho, economia e cidades históricas. O desafio de hoje é: pensando na riqueza e no tricentenário do nosso Estado, eu proponho que vocês criem uma frase homenageando Minas Gerais e apresentando um pouquinho das diversidades que compõem o nosso estado. Falando um pouquinho daquilo que você gosta dentro das riquezas de Minas.
Acredito no potencial de cada um de vocês, sei que vocês são capazes, boa sorte e sejam criativos.
Hoje venho falar um pouco sobre a função do verbo imperativo que é um dos modos verbais juntamente com o modo indicativo e subjuntivo. O modo imperativo a pessoa falante leva o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que ela quer que faça.
Assim a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica. O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo. Sendo conjugado de forma diferentes. Em ambos não existe flexão na primeira pessoa do singular.
Aqui vão alguns exemplos da forma do imperativo:
– Quando expressão uma ordem ou comando: “Faz como eu falei”
“Não abras a porta”
– Quando demonstram uma exortação ou um conselho:
“Peça”
“Não te atrases”
Então pessoal, agora que vocês ouviram um pouco sobre a função do verbo imperativo, eu pergunto para vocês: quais são os mais usados nas recomendações contra o novo coronavírus.
Hello everyone.
Hoje vamos lembrar que a alimentação saudável é essencial para a nossa vida. Então vamos colocar isso em prática e mostrar que você sabe inglês.
Imagine que seu amigo está indo para os Estados Unidos e precisa comer alimentos saudáveis. Você deve ajudá-lo, ensinando a ele o nome de alguns alimentos em inglês. Vamos lá?
Para o café da manhã, além dos elementos tradicionais do hotel, ele vai pedir maçã e pera.
No almoço ele vai pedir frango e no jantar, ele vai pedir sopa.
Então, conta para mim: qual é a tradução dos alimentos mencionados no texto: maçã, pera, frango e sopa.
Durante esse tempo que você está em casa, você pode fazer adubo orgânico através da compostagem. Vocês podem pesquisar como ela é feita, mas nós temos algumas regras para fazer compostagem. Você pode durante o dia pegar cascas de frutas, cascas de verduras e misturar com uma terra no quintal da sua casa ou dentro de um balde e fazer essa composteira.
22 de setembro, seja bem-vinda primavera e, com calma, venha colorindo a minha alma. Flores. Flor é a estrutura reprodutora das plantas, é nela que ocorre a fertilização, ou seja, a união de uma célula feminina com a masculina. Lindas, belas, coloridas e perfumadas, elas atraem os animais polinizadores para dispersarem seus grãos de polem e semente. Facilitando, assim, a reprodução entre as plantas e a dispersão das espécies. Se os animais polinizadores desaparecerem, a maioria das plantas não irá conseguir reproduzir e acabará também por desaparecer.
O desafio é: observe algumas flores e perceba quais tipos de insetos são atraídos por elas? Como esses insetos contribuem para as plantas?
E você já bebeu sua água hoje? Aqui é a professora Vanessa, professora de Ciências e Biologia da EE Altina de Paula Guimarães.
A água é o principal meio de vida dos vegetais, animais e dos seres humanos. Sem ela seria impossível a vida na terra. O tratamento de água garante a qualidade da água para o nosso consumo. Hoje, venho te desafiar, a fazer experimentos de tratamento de água em casa. Como, por exemplo, processos de separação de misturas, decantação, filtração.
Use a sua criatividade, fotografe, descreva e envie para nós.
Nos noticiários do mundo inteiro só se ouve falar de vacinas, pois é a única forma de nos livrarmos da covid-19. Então o meu desafio de hoje é falar um pouquinho com vocês sobre a descoberta da vacina, como ela funciona e sobre a origem da palavra vacina, que vem da palavra vaca. E os cientistas descobriram que os próprios microrganismos, em formas atenuadas, podem ser usados na produção de vacinas para prevenir as doenças. Como por exemplo, na vacina do coronavírus, o próprio vírus que causa a doença é que será usado. Porém, de forma atenuada.
E no século XVIII, há mais de 200 anos, o médico inglês Edward Jenner, observou que as vacas tinham feridas em suas tetas como as provocadas pela varíola no corpo humano. Jenner também notou que as moças que tiravam leite das vacas acabavam infectadas pela doença bovina, mas tornavam-se imunes ao vírus causados da varíola humana.
Com base em suas observações, ele recolheu o líquido que saía das feridas de uma pessoa que ordenhava as vacas e o inoculou no braço de um menino saudável de 8 anos.
O menino teve um pouco de febre e algumas lesões leves, mas se recuperou rapidamente da doença. Após algum tempo, Jenner coletou o líquido da ferida de um paciente com varíola humana e novamente o inoculou no mesmo garoto. Jenner observou que o menino não apresentou nenhum sintoma da doença. Desta forma, foi criada a primeira vacina, cujo o nome é derivado do termo em latim vaca, que tem a propriedade de imunização. Isto é, a capacidade de proteger contra agentes causadores de doenças.
Então, o desafio é: qual foi a doença que levou ao descobrimento das vacinas?
Vamos falar sobre o lixo. Já parou para pensar que quando falamos em jogar fora, o fora é apenas outro espaço do planeta? E agora, em tempos de pandemia e isolamento social, consequentemente, acaba acarretando o aumento da geração do lixo doméstico. Ou seja, aquele lixo que produzimos dentro de casa.
Por isso, hoje quero propor um desafio a vocês estudantes: recolham o lixo que você produzir durante 24 horas. Assim, você terá ciência da quantidade de lixo que produzimos no nosso cotidiano.
Solstício e Equinócio marcam o início das estações do ano no hemisfério sul e no hemisfério norte. Isso ocorre por causa da variação da incidência dos raios solares sobre a terra devido a dois fatores: movimento de translação e o eixo de inclinação da terra. Esses fatores expõem mais ao sol hora um hemisfério hora o outro durante o solstício. E expõe as duas metades da terra de forma igual durante o equinócio. No solstício, que dá início ao inverno e verão em junho ou dezembro.
Enquanto em um hemisfério é verão, no outro é inverno. Um hemisfério recebe mais luz que o outro. Por isso, no solstício de verão o dia tem mais duração que a noite e no solstício de inverno a noite tem duração maior do que o dia. No equinócio, que dá início ao outono e primavera, em março e setembro, os hemisférios recebem iluminação igual, portanto os dias e as noites terão a mesma duração.
No próximo 22 de setembro, ocorrerá o equinócio de primavera no hemisfério sul.
Desafio: Quem chegou com o sol e muitas flores? Quem já chegou com muitos bichinhos alegrias e cores? Quem foi?
As comunidades quilombolas são grupos com identidade cultural própria e se formam por meio de um processo histórico que começou nos tempos da escravidão no Brasil. Elas simbolizam a resistência a diferentes formas de dominação.
Essas comunidades mantêm forte ligação com sua história e trajetória, preservando costumes e cultura trazidos por seus antepassados. E você já ouviu falar de comunidades tradicionais existentes aqui em Paracatu? Eu desafio você, aluno, a citar pelo menos uma.
Hoje vim falar um pouco sobre o 7 de setembro. O dia em que comemoramos a Independência do Brasil. Foi lá no ano de 1500 que caravelas portuguesas chegaram no território brasileiro e declararam que seríamos uma colônia de Portugal. Assim, toda riqueza produzida no Brasil deveria ser enviada para a coroa portuguesa. Séculos depois, em 1808, a família real de Portugal veio morar no Brasil, pois suas terras na Europa estavam sendo atacadas por tropas francesas.
Em 1820, quando as tropas francesas já tinham sido derrotadas, o rei de Portugal, Dom João VI resolveu que era hora de retornar ao seu país e deixou o Brasil, que ainda era uma colônia, aos cuidados de seu filho mais velho, Dom Pedro. Ele se tornou então, príncipe regente do Brasil. Quando a família real pediu que Dom Pedro voltasse para Portugal, ele se recusou.
Assim, alguns meses mais tarde, no dia 7 de setembro de 1822, ele foi até São Paulo, onde às margens do riacho Ipiranga, declarou a independência do Brasil e proferiu uma frase que ficou marcada na história do nosso país. O seu desafio de hoje é fazer uma história em quadrinhos que conte sobre a independência do Brasil. E a gente quer saber, você sabe o que Dom Pedro disse ao declarar o Brasil independente de Portugal?
Benedito Barbosa de Brito, professor de História da Escola Municipal Afonso Novais Pinto
Depois de entendermos sobre a independência do Brasil, eu trago para vocês, nessa interação, a constituição de 1824, que tinha como principais fundamentos estabelecidos:
1º – existência de quadro poderes: o executivo, o legislativo, o judiciário e criação do quarto poder, que era o poder moderador, que representava unicamente a figura do imperador
2º – O Imperador foi considerado figura sagrada e inviolável
3º – A forma de governo escolhida foi a monarquia, com a transmissão do poder feita pela maneira hereditária
4º – As eleições foram estabelecidas como indiretas e o direito ao voto era censitário, sendo estabelecidos critérios de renda para determinar quem teria direito ao voto, além desses critérios, foi estabelecido que somente homens livres e com mais de 25 anos poderiam votar
5º – A constituição também garantiu alguns direitos individuais importantes: como tolerância religiosa, foi permito o culto privado a outras religiões que não fosse o catolicismo também proteção à propriedade privada.
O Nosso desafio hoje é que o poder moderador seria exercido pelo imperador e estava acima dos outros poderes, através dele o imperador poderia regular os outros poderes. Sendo assim, qual poder tinha o imperador sobre todas as esferas do governo brasileiro?
A Lei do Ventre Livre, ou a lei do Rio Branco, foi a primeira lei abolicionista do Brasil. Foi apresentada pelo visconde do Rio Branco, do Partido Conservador, sancionada pela princesa Isabel em 28 de setembro de 1871. Esta lei considerada livre todos os filhos de mulheres escravas nascidos a partir da data da lei. Conforme consta no primeiro artigo.
Artigo Primeiro: Os filhos de mulheres escravas que nasceram no Império desde a data desta lei serão considerados de condições livres.
Como seus pais continuariam escravos, a abolição total da escravidão só aconteceu em 1888 com a Lei Áurea. A Lei estabelecia duas opções para as crianças que nasciam livres: poderiam ficar aos cuidados do senhor até os 21 anos de idade ou seriam entregues ao governo que se responsabilizaria por eles até a maior idade.
O primeiro caso foi o mais comum, porque os pais podiam acompanhar o crescimento dos filhos de perto e os senhores podiam usar de mão de obra da criança até os 21 anos de idade, quando ela poderia partir.
Apesar de ambígua, pois não liberava imediatamente a criança recém-nascida, a lei do ventre livre foi um grande avanço em direção ao fim da escravidão no Brasil. O objetivo principal da lei era possibilitar a transição lenta e gradual do sistema de escravidão para a mão de obra livre. Vale lembrar que o Brasil, desde meados do século XIX, vinha sofrendo fores pressões da Inglaterra para abolir a escravidão. Junto com a lei de sexagenários, a lei do ventre livre serviu para dar uma resposta, ainda que fraca, aos anseios do movimento abolicionista.
Uma curiosidade é que no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, foi nomeada a rua com a data 28 de setembro justamente em homenagem a essa lei. A outra é que a Lei foi assinada pela Princesa Isabel durante a primeira vez que atuava como regente do Império Brasileiro.
Princesa Isabel já chegou arrasando. E o nosso desafio de hoje, você irá usar a matemática e irá responder: quantos anos, completa no dia 28 de setembro, a lei do ventre livre?
Dia da Consciência Negra
Esse dia é celebrado no nosso país no dia 20 de novembro. A escolha dessa data não foi aleatória, o dia 20 de novembro é marcado na história brasileira como o dia do assassinato do Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes da resistência negra durante o período colonial.
Considerado símbolo da luta pela liberdade e liderança do povo negro, que foi perseguido pelas autoridades portuguesas no final do século XVII.Palmares era uma região situada entre os estados de Alagoas e Pernambuco, no Nordeste Brasileiro, que abrigava os negros que fugiam da violência de seus donos.
A data da morte de Zumbi foi descoberta na década de 1970 e o movimento negro transformou-a em um símbolo da luta dos negros no Brasil.A escolha dessa data como um símbolo de luta se deu em 1978, quando o Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial se reuniu em um congresso na cidade de São Paulo.O 20 de novembro se estabeleceu como alternativa ao 13 de maio, que fez referência à abolição do trabalho escravo em 1888. Isso porque o 13 de maio era intensamente questionado, por ter sido um processo que se fez sem que nenhum tipo de assistência fosse criado em benefício da população negra. Por isso, essa lei sem significado foi deixada por escanteio.
O dia da consciência negra se estabeleceu como uma data comemorativa no calendário nacional também por meio de uma lei: essa foi a lei 12.519 de 10 de novembro de 2011 e assim o dia 20 de novembro foi oficialmente incluído como uma data em referência a consciência negra.
Agora quero deixar aqui um desafio: Qual o nome atual do país africano no qual a família de Zumbi teve origem?
Vamos falar sobre a Proclamação da República, que representou um grande marco para a história do Brasil. O acontecimento foi resultado de um golpe de Estado organizado por militares do exército e aliados ao movimento republicano que pretendia acabar com a monarquia vigente no país e implantar uma república federativa e presidencialista.
Essencialmente o país deixou de ser uma monarquia liderada por D. Pedro II e se transformou numa república democrática indireta, comandada por militares mandando na chamada República da Espada, onde os presidentes foram Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
Por que aconteceu a proclamação da República?
O sistema monárquico passava por uma grande crise, havendo um evidente descontentamento com o reinado de D. Pedro II. Diversos setores sociais exigiam mudança de governo, reivindicando maior participação política e liberdade de direitos.
Inclusive, nós iremos exercer um desses direitos adquiridos logo logo. Qual direito é esse? O voto.
Ele é um dos principais instrumentos utilizados para a eleição de representantes políticos ou para tomar decisões políticas em uma consulta popular como um referendo ou um plebiscito.No Brasil são eleitos através do voto os nossos vereadores, prefeito, deputado estadual e federal, além de governadores e presidente da República.
Dede a constituição de 1988, que nós adquirimos todos esses direitos. Então vamos votar com consciência ara que nós possamos ter os nossos representantes no governo.Como desafio, deixo o seguinte: O que você espera do próximo prefeito para a nossa cidade? Quais são os seus maiores anseios como aluno, como cidadão?
Vamos fazer um barquinho de papel? Então prestem atenção. Hoje é dia de ouvir, imaginar e brincar baseado na história de Joyce Rosset: A Incrível Viagem do Barquinho de Papel. Era uma vez um capitão e seu valente barquinho de papel. Ele gostava de se aventurar nas águas e navegar pelo mundo. As ondas altas balançavam o barquinho para lá e para cá.
A água batia com força no barquinho e o capitão não conseguia mais pilotar. A Chuva começou a cair, ficou tão forte que o capitão não enxergava o caminho. Ele não viu uma grande pedra e bateu nela. Então, a ponta do barquinho quebrou e caiu no mar. Mas a chuva não parou e o capitão não viu a outra pedra. A outra ponta do barquinho também bateu na pedra, quebrou e caiu no mar. A chuva estava com muita força que a vale arrancou do barquinho e voou para o mar. O capitão ficou tão triste… Nadou para uma praia e pensou: o que sobrou do meu barquinho de papel? Sobrou a camiseta do capitão. Vamos fazer então esse barquinho?
Vocês vão pegar uma folha chamex, do jornal, de revista, o que você tiver em casa. Vai dobrar ao meio, depois dobrar de novo. Abre, puxa uma orelhinha de um lado e de outro pra dentro. Puxa para cima, como se fosse uma sainha que ficou, dos dois lados você vai puxar para cima e guardar as orelhinhas também. Dobra ao meio para transformar em um quadrado. Abra esse quadrado, novamente vira para cima as duas partes desse quadrado de papel, abre e se tem um barquinho de papel.
Agora, para se transformar numa camiseta, basta trocar as duas pontas do barquinho de papel e também a parte de cima. Vocês vão desenrolar o barquinho e que vai se transformar na camiseta do capitão. Façam um lindo colorido e espero que tenham gostado da brincadeira.
O desafio de hoje é de artes. Você sabia que ao desenhar você desenvolvendo o seu cognitivo motor, emocional, social e espacial? Além de desenvolver o senso e perceber as várias cores, formas e texturas. Então, a proposta do desafio é: a produção de um desenho de observação de alguma planta que você tenha em casa.
O desafio que vamos propor hoje é um desafio que mescla as suas habilidades linguísticas e as suas habilidades artísticas. Como nós temos aprendido, existem várias maneiras de nos comunicar. As palavras, em geral, sejam elas escritas, sejam faladas, são os principais veículos de transmissão da mensagem. Porém, os gestos, as expressões faciais, a nossa linguagem corporal também transmite uma mensagem. Que pode contribuir para enfatizar o sentido daquilo que falamos ou pode distorcer o sentido que falamos.
É quando utilizamos por exemplo uma linguagem irônica, em que falamos algo, mas nossas expressões e nossa linguagem dizem outra coisa. No desafio de hoje, vocês serão convidados a elaborar uma história utilizando apenas a linguagem não verbal. Para isso, vocês utilizarão desenhos, que podem ser feitos por vocês próprios ou por colagens, e a sequência ilustrativa desses desenhos formará a história que vocês contarão. Essa história será narrada por vocês via áudio e enviada aqui para a rádio.
A gente espera que você use sua criatividade, abuse bastante da sua capacidade comunicativa e faça uma mensagem através da linguagem não verbal bem clara e bem cheia de detalhes.
O desafio de hoje é sobre alimentação: vamos usar a nossa alimentação do dia para fazermos arte, mas sem desperdício. Depois da arte pronta podemos comer tudo. Mostre que você é um grande artista e faça arte com o seu almoço ou lanche da tarde. Mas você deve estar perguntando, como posso fazer isso?
Você pode usar uma manga para fazer um lindo sol, corte um círculo e depois faça os raios do sol. Ou então pode fazer uma borboleta usando uma banana e um mamão. Descasque a banana e faça o corpinho dela, depois descasque o mamão e corte círculos para fazer as asas da borboleta. O olhinho você pode fazer com as sementes do mamão e a anteninha você pode cortar tiras finas da casca do mamão ou da banana.
Lembrando que você pode usar frutas, verduras, hortaliças, grãos e sementes para fazer a sua arte.
O desafio foi lançado, agora mostre sua criatividade, faça sua arte.
Nossa cidade de Paracatu completa 20 de outubro 222 dois anos com muita riqueza cultural. Paracatu possui uma cultura barroca e muito verde. Poucos lugares apresentam tanta diversidade quanto Paracatu. É a única cidade histórica da região noroeste de Minas Gerais. São dois séculos de história que refletem a cultura barroca em casarões, igrejas, sobrados, becos e ruas.
A diversidade ecológica também está presente nas grutas, cacheiras, flora e fauna. E o desafio de hoje é muito emocionante e criativo: vocês podem escolher um lugar que faz parte da cultura de Paracatu e vão criar um texto, poema, poesia ou até mesmo uma paródia com ilustrações.
Nossa proposta de hoje é construir um mapa afetivo. Para criá-lo, você vai precisar de um papel, de preferência um grande, ou um tecido onde você possa desenhar. Além de lápis, lápis de cor, canetinha ou giz de cera. Fique à vontade. Use o material que você tem em casa.
Como um mapa comum, o mapa afetivo mostra um espaço geográfico. Porém, a diferença desse é que além de espaço, esse também conta ele também conta dos lugares e espaços que são importantes par quem fez o mapa. A nossa proposta é que você crie um mapa que conte o caminho da sua casa até a escola onde estuda. Nesse caminho, com certeza, tem lugares que chamam a sua atenção, não tem? Como uma pintura, uma árvore ou uma praça, por exemplo. Também pode ter a casa de uma pessoa da família ou de amigos, então é só adicionar os lugares que despertam em você algum tipo de afeto nesse mapa.
O objetivo do mapa afetivo é que você perceba o seu território, que você crie relações de afeto também com a comunidade da qual você faz parte. Se você quiser pode chamar aqueles que moram com você para criarem um mapa juntos, aí cada um coloca os lugares preferidos no desenho. Quando finalizar o seu mapa afetivo é só entrar em contato com o programa para contar o que registrou e por que escolheu esses elementos para estarem ali.
Sou a professora Evile e estou aqui para compartilhar algumas dicas sobre como reduzir a ansiedade e aprender a conviver com as demandas do dia a dia.
Primeiro passo: cuidar da alimentação. Nutrir o corpo e a mente e ter uma rotina saudável.
Segundo passo: praticar atividades físicas. É fundamental exercitar-se. De um alongamento simples ao acordar até mesmo 20 minutos de caminhada.
Terceiro passo: ser paciente, ter calma e fazer as coisas dentro de um planejamento diário. Ou seja, deve-se criar uma rotina.
Quarto passo: praticar meditações, descansar a mente e o corpo sempre será necessário para manter a calma e resolver todos os problemas que vierem.
Quinto passo: aprender algo novo. Que tal aprender a tocar um instrumento. Aprender a cozinhar? Ou até mesmo um novo idioma?
Sexto passo: praticar o diálogo dentro de casa. Ter um momento de escuta, manter uma boa relação familiar, ser cordial e respeitar os espaços e ser sempre uma pessoa presente.
Conte para nós qual o novo hábito que você vai incluir na sua rotina
Hoje eu quero abordar a influência cultural africana na formação cultural do povo brasileiro.
A grande maioria de nossos ancestrais africanos foi trazida da chamada África ocidental e centro ocidental. Aproximadamente 4 milhões de africanos em terras brasileiras foram escravizados. Mas ainda assim construíram sua história. Adaptaram seus costumes e tradições à vivência nas terras brasileiras com a contribuição da história, das culturas e da própria identidade de nosso país.
Nossos ancestrais africanos trouxeram consigo elementos da cultura africana, aqui incorporaram esses elementos ao seu dia a dia, integrando também as especificidades das outras culturas. Desta forma, nos legaram hoje, o que chamamos de cultura afrobrasileira.
Os africanos trazidos para o Brasil foram, durante o período colonial, produtores das riquezas e sustentaram economicamente este país. O nosso vocabulário foi enriquecido com palavras das línguas africanas que hoje estão incorporadas ao nosso falar. Quanto a música e na dança, é visível a herança deixada. Assim como nas artes, na religiosidade, na arquitetura, nas tecnologias de mineração e na agricultura.
Técnicas de produção e confecção de objetos, os padrões estéticos trazidos pelos africanos, estão presentes de forma evidente em todas as áreas da cultura brasileira. A forma de ser e de pensar, a criatividade, a habilidade manual, o paladar, a musicalidade, enfim, a alma brasileira é imensamente negra. Portanto, toda a cultura brasileira foi constituída pela expressão direta das ricas culturas africanas, que nos influenciam efetivamente desde que os primeiros navios negreiros aportaram em terras brasileiras.
Vamos aproveitar que as eleições acabaram há pouco tempo e nos colocar em posição de liderança? Sabemos que liderar não é tarefa fácil. É preciso planejamento e estratégias para alcançar os nossos objetivos. Por isso, que tal nos organizarmos para lidar com um grande problema que infelizmente ainda existe nas nossas escolas?
Eu estou falando sobre o bullying. Sim, aquelas velhas atitudes ruins, as agressões verbais, fisicas e emocionais que geram consequencias para o resto da vida de quem sofre. Trata-se de um assunto muito sério, não é mesmo?
Então, o desafio de hoje é: se coloque em posição de representante de turma. E queremos saber quais as propostas para combater e acabar com o bullying nas escolas. Aguardamos ansiosos para ver a participação e as propostas dos nossos futuros líderes.
Na atividade de hoje vamos trabalhar a autodescrição. Para fazer este desafio é necessário que você escolha uma pessoa para brincar com você. Pode ser a mamãe, o papai, seu irmãozinho ou irmãzinha, aquela pessoa que você gosta de brincar todos os dias na sua casa.
Você vai escolher essa pessoa, arrumar uma venda para colocar nos olhos e vai precisar de imagens. Figuras, retratos, paisagens, desenhos, aquilo que achar legal.
Depois que você separou todo esse material, uma pessoa vai ficar de olhos abertos e a outra de olhos vendados. A pessoa que ficar de olhos abertos vai passar a descrição da figura que ela escolheu. Tudo que estiver naquela gravura, na paisagem, ela irá falar para a pessoa que está vendada. E você que está de olhos vendados precisa prestar bastante atenção para você usar a sua imaginação. Até porque você não vai ver a figura, vai imaginar o que tem nela.
Depois que a pessoa de olhos abertos falar tudo que está nessa imagem, você que estava de olhos fechados, através da sua imaginação, você vai perguntar e falar para a pessoa que estava de olhos abertos aquilo que poderia estar nessa imagem. Aquilo que você acha que poderia estar nessa imagem.
Tá vendo que legal? Você vai explorar bastante aquilo que você ouviu. Depois que você falar tudo que poderia estar na imagem, você vai trocar de papel.
Vocês devem saber que existem vários tipos de deficiência, né? A auditiva, a visual, a física. E o desafio que eu trago hoje é para a gente se colocar no lugar de uma pessoa que tenha pouca coordenação motora nas mãos. Ou seja, algum tipo de deficiência física. Para esse desafio vocês vão precisar de um ou dois pares de meia dependendo da grossura da meia: se for mais fina, pode ser duas, se for mais grossa pode ser só uma e de uma camisa de botões.
Pode ser uma camisa sua, do seu pai, da sua mãe ou de algum parente que mora com você. E aí vocês vão encapar a mão de vocês com as meias e depois tentar vestir a camisa. Abotoar e desabotoar a camisa. E queria que vocês contassem para a Sarah como foi a experiência de fazer isso com as mãos envolvidas na meia.
Gostaria que vocês, quando estiverem em casa, com os seus pais, com seus tios, avós, reunidos aí com vocês, os mais velhos, gostaria que vocês fizessem um questionamento para eles: como eram as brincadeiras, as atividades, o que eles faziam para se divertir e se exercitar na época de cada um deles.
E você, já se exercitou hoje?
Venho falar a vocês das práticas corporais, mais precisamente as ginásticas e conscientização corporal que está no PET 4, na semana 4 dos oitavos e nonos anos de educação física. Fique atento!
Sabemos que a ginástica é benefício para a saúde e qualidade de vida.
Conscientização corporal, o que é? É você ter consciência dos seus movimentos, do corpo que tem, das suas potencialidades e possibilidades. Autoconhecimento, conheça o seu corpo, conheça a suas limitações e as suas potencialidades.
Temos vários tipos de ginástica. Podemos alongar, podemos relaxar, podemos aquecer, podemos dançar, tudo nos remete ao termo ginástica. E o mais importante de tudo: durante essa prática exercitar a respiração. Você sabe a forma correta de respirar durante a atividade física?
Inspire. Respire. Preste atenção na sua respiração e com isso você estará se autoconhecendo, conhecendo o seu corpo e garantindo bem estar, saúde e qualidade de vida.
E agora vai o desafio: convide as pessoas da sua casa ou mesmo você sozinho, coloque uma música, deite no chão, relaxe, exercite, puxe a perna, puxe o braço. Promova a sua ginástica e a sua conscientização corporal. Fotografe e descreva o que você sentiu ao praticar esse movimento.
Olha, deixa eu falar com vocês aqui: esse ano era ano que poderia estar acontecendo as Olimpíadas, mas devido a pandemia, foi adiada. Ia ser no Japão. Aí como não aconteceu, a gente ficou bem triste, porque a gente gosta muito das Olimpíadas e da Copa do Mundo.
Vocês sabiam que têm várias modalidades esportivas nas olimpíadas? Qual dessas você se identificaria? Você, assim, quando crescer quer se espelhar em qual atleta?
Vai aí uma pergunta: quem foi o primeiro medalhista brasileiro no atletismo? José Teles da Conceição e no feminino a Maria Lenk.
Temos várias modalidades esportivas, são dez: 100 metros à distância, quem correr em menos tempo ganha a medalha.
100 metros com barreiras, tem que saltar algumas barreiras.
400 metros, aquele revezamento com o bastão.
Arremesso de peso, arremesso de disco, de dardos. Salto com vara, Salto à distância, esse foi a primeira medalha do Brasil. Salto em altura e os 1500 metros.
E aí, qual dessas você escolhe?
Se escolheu alguma, comece e a treinar.
Desafio sobre o handebol: nele, vocês vão falar o nome de um jogador ou jogadora da seleção brasileira de handebol e também, junto com o nome, vocês vão falar qual a sua posição.
Brincar é bom, jogar é bom demais. Joga comigo, brinca comigo?
Nesta tarde o nosso desafio é sobre os jogos de tradição indígena e irei descrever para vocês três jogos e vocês deverão responder qual desses três jogos não faz parte das tradições indígenas. Fique ligado.
O nosso primeiro jogo é o jogo de xadrez. Dois participantes, lado a e labo b, movimentarão as peças. Vencerá aquele jogador que der o cheque mate.
Nosso seguindo jogo é o de bolinhas de gude. Farão um triangulo no chão, colocarão várias bolinhas nesse triangulo. Cada jogador ficará com uma bolinha na mão. Na marca, ele arremessará. Quem aproximar mais do triangulo ou quem acertar as bolinhas marcará ponto.
Terceiro jogo é o jogo de peteca. Dois ou mais participantes arremessarão a peteca ao ar, perderá aquele que deixá-la cair no chão.
O desafio é o seguinte: quem aí já jogou ou viu alguma coisa na internet sobre o voleibol sentado? Essa modalidade é uma modalidade para quem tem um tipo de deficiência ou necessidade especial, onde você vai jogar o vôlei sentado no chão. Quero lançar esse desafio para vocês. Vocês vão pesquisar, procurem nas redes sociais, na internet alguma coisa e espero que vocês possam praticar em casa.
Sentem em casa com os colegas, com os irmãos, e faça uma rede dividindo e que vocês possam jogar esse vôlei. O Brasil é uma das grandes equipes do esporte paralímpico.
E lembrando, como é sentado, não podemos levantar, não podemos dar o impulso, de forma a tirar nosso bumbum do chão.
Tentem, pesquisem e espero que vocês consigam realizar essa atividade.
Como nós estamos em casa, com muito tempo ocioso, muito tempo para pensar, quero deixar um desafio de raciocínio.
Quatro homens conseguem fazer um buraco em dois dias, em quantos dias eles farão meio buraco?
Procure na sua casa um objeto com uma forma geométrica. Vai fazer uma publicação na hashtag #alunosaguiacacilda explicando que forma é essa e explicando para que serve esse objeto.
Vamos brincar um pouco com probabilidade e estatística: a atividade de hoje consiste em fazer a análise dos dados da pandemia na cidade de Paracatu. Anotem o número de casos suspeitos, o número de casos confirmados laboratorialmente e o número de casos recuperados. Em seguida, vocês irão fazer uma pesquisa desses mesmos dados de uma cidade vizinha. Fiquem à vontade para escolher a cidade. Analise os dados dessa cidade e em seguida anotem também o número de casos suspeitos, o número de casos confirmados laboratorialmente e o número de recuperados.
Para encontrar esses dados, vocês podem procurar em algum site de pesquisa ou nos sites oficiais das respectivas prefeituras.
No passo seguinte, vocês vão fazer a porcentagem do número de casos confirmados e o número de casos suspeitos, vocês também irão fazer a porcentagem do número de casos recuperados sob o número de casos confirmados laboratorialmente.
O desafio consiste em fazer os percentuais da cidade de Paracatu e da cidade vizinha escolhida e fazer um comparativo do enfrentamento da covid-19 nas cidades.
Expressão algébrica é uma sentença matemática que possui número, operações e letras, que também podem ser chamadas de variáveis. Por que variáveis? Porque elas representam um número qualquer que varia de expressão para expressão.
Você com certeza já leu um probleminha que sempre parece faltar uma informação. Pois bem, essa informação que falta, podemos representar por uma letra qualquer e em seguida descobrir o seu valor. Por isso, usamos uma fala. Falamos sempre encontrei o x da questão. Por exemplo, o dobro de um número. Como não sabemos qual é o número, eu vou representá-lo por x. O dobro é duas vezes, então gera a expressão 2x.
Já para ser considerada como uma equação, essa sentença matemática tem que letra, número, operações e o sinal de igualdade. Esse sinal de igualdade separa o primeiro e o segundo membro da equação. E, para resolvê-la, temos que isolar a letra de um lado e passar os números para o outro lado da equação. Lembrando que, sempre que mudar um número de lado, usa-se a operação inversa a que eles estava.
Muitos perguntam a minha idade e o desafio de hoje é vocês resolverem um probleminha proposto e logo encontrarão a minha idade. Vamos lá? O probleminha é:O dobro da minha idade menos 4 anos é igual a minha idade mais 30 anos. Qual é a minha idade?
Hoje o nosso papo e o nosso desafio é sobre unidades de medida.
As unidades de medida são representações das grandezas físicas utilizadas em diversas áreas do conhecimento, com o intuito de quantificar uma matéria, uma sensação, o tempo ou o tamanho de algo.
Você sabia que as medidas seguem um padrão internacional? E no nosso dia a dia utilizamos diferentes unidades de medida. Por exemplo, para medir o comprimento temos o quilômetro, metro, o centímetro e outras. E para medir a capacidade? Aí nós utilizamos muito o litro e o mililitro, abreviado por ml. Já para pedir massas, temos, por exemplo, o quilograma e o grama. E é sobre essa última que iremos falar.
Você sabia que os carros liberam 120g de CO2 a cada quilometro rodado? Muito, não é mesmo? Mas é importante destacar aqui também que cada árvore da mata atlântica chega a retirar 163 quilogramas de CO2 da atmosfera. Muito bacana, não é mesmo?
E você, quantas árvores já plantou em sua vida? Você já parou para imaginar o que seria de nós sem elas?
Diante dessas informações, vamos ao desafio de hoje:
Imagine que você anda de carro 20km por dia. Quantos quilogramas de CO2 seu carro liberou na atmosfera em um ano? E para retirar todo esse gás carbônico da atmosfera, quantas árvores você deveria plantar por ano?