A Campanha Comércio Solidário é uma campanha de mobilização social que reúne ações em diversas frentes – geração de trabalho e renda, apoio a grupos culturais e pequenos produtores, suporte de comunicação entre outros. A ideia é a valorização do mercado local, articulação e suporte a iniciativas já existentes, bem como das que estão por nascer a partir desse trabalho.
Como uma forma de divulgação dos produtos, agentes da economia criativa e pequenos e micronegócios locais, a campanha tem como uma das ações o cadastramento de iniciativas na Plataforma Integrar. Levando em conta a característica de cada iniciativa, elas foram divididas nas seguintes categorias:
As iniciativas cadastradas foram instituídas como pautas no Informativo Semanal Integrar Contra a Covid-19, enviado sempre às segundas-feiras pelo WhatsApp. A ação foi mais uma maneira de dar suporte aos empreendedores e incentivar a movimentação da economia local.
A agência tem como objetivo dar suporte a grupos e entidades de Paracatu, que fazem parte das redes de mobilização e relacionamento do Programa, através do atendimento de demandas comunicacionais, como a criação de logomarcas, e-flyers, entre outros.
Tivemos a criação de uma vaquinha online para arrecadar doações em dinheiro que foram destinadas à compra de produtos alimentícios de produtores da Agricultura Familiar de Paracatu. Os alimentos foram doados ao Banco de Alimentos do município para que fossem distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade social e a outros lugares que pudessem aparecer como parceiros e também se dispuseram a destinar os alimentos para alguma ação social.
Diante da diminuição das vendas dos produtores rurais, um dos reflexos da pandemia, o Programa propôs uma articulação entre eles e os restaurantes participantes do Festival Gastronômico de Paracatu, que aconteceu por meio de delivery. Essa articulação consistiu no incentivo dos restaurantes a priorizarem a agricultura familiar no momento de decisão de compra dos insumos necessários para a confecção dos pratos do festival.
Com o objetivo qualificar os participantes em relação a seus negócios, com ênfase nas redes sociais e em como usá-las para impulsionar as vendas, a campanha promoveu uma trilha formativa em parceria com o Sebrae.
Para dar abertura às formações, foi realizado o webnário “Comércio Solidário: economia criativa em tempos de pandemia”, no dia 30 de novembro, através do Zoom.
No total, foram oferecidas duas palestras e quatro oficinas, que abordaram as seguintes temáticas:
Módulo 1 “Como ser MEI na prática” (01/12) – 19h
Módulo 2 “Instagram na prática” (08/12) – 19h
Módulo 3 “Google Meu negócio e Whatsapp na prática” (10/12) – 19h
Módulo 4 “Qualidade no relacionamento com o cliente” (15/12) – 19h
Módulo 5 “Como elaborar um plano de negócio” (17/12) – 19h